Equipamento volta a operar com funções ecológicas e ornamentais, promovendo qualidade da água e bem-estar da fauna aquática
“Já fizemos o desassoreamento do Parque Cascavel, estamos avançando no Parque Areião e temos projetos robustos para áreas como o Lago das Rosas. Goiânia tem muitos parques e nossa missão é cuidar de todos eles”, declarou o prefeito Sandro Mabel. Ele também ressaltou melhorias no mobiliário urbano e na iluminação do Vaca Brava, que agora oferece mais segurança e conforto aos visitantes. “Ela é belíssima, funcionou durante muito tempo, mas estava parada. Estamos revitalizando não só esse parque, mas vários em Goiânia”, completou.
A Prefeitura de Goiânia reinaugurou nesta terça-feira (19) a fonte do Parque Vaca Brava, localizada no setor Bueno. Após anos de inatividade, o equipamento foi restaurado e passa a operar em ciclos diários, com horários definidos entre 7h e 12h, 14h e 16h, e das 18h às 22h. Nos intervalos, será realizado o reabastecimento da estrutura, que agora desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade do lago.
Mais do que um elemento paisagístico, a fonte contribui diretamente para a oxigenação e movimentação da água, favorecendo o equilíbrio do ecossistema aquático. A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, destacou a relevância ambiental da iniciativa. “As folhas que caem na água consomem oxigênio, então se você não tiver equipamento que possa realmente trabalhar e limpar e trazer oxigênio para água, você vai ter essa água com esse aspecto turvo. Agora, com esse equipamento, a água vai ter aspecto mais limpo e a fauna, com certeza, agradece”, afirmou.
Durante a entrega, o prefeito Sandro Mabel anunciou que a revitalização de áreas verdes será ampliada para outros parques da capital. “Já fizemos o desassoreamento do Parque Cascavel, estamos avançando no Parque Areião e temos projetos robustos para áreas como o Lago das Rosas. Goiânia tem muitos parques e nossa missão é cuidar de todos eles”, declarou. Ele também ressaltou melhorias no mobiliário urbano e na iluminação do Vaca Brava, que agora oferece mais segurança e conforto aos visitantes. “Ela é belíssima, funcionou durante muito tempo, mas estava parada. Estamos revitalizando não só esse parque, mas vários em Goiânia”, completou.

A reativação da fonte foi celebrada por frequentadores do parque. A costureira Terezinha Vieira de Castro, moradora da região há três décadas, elogiou a transformação. “Eu venho aqui todos os dias com meus cães e já percebo muitas mudanças. Antigamente, tínhamos medo de passar aqui à noite, mas agora está tudo iluminado. A fonte fazia falta, porque no Natal ela dá um encanto maravilhoso. Hoje está muito melhor e mais seguro”, disse.
A arquiteta Selma Pires Medeiros também destacou os benefícios da intervenção. “O parque é um espaço de lazer completo, temos ginástica, parquinho para as crianças, e agora a fonte volta a trazer essa beleza do lago. Pra gente que mora aqui ao lado é um conforto, e também traz mais segurança”, afirmou.
A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à recuperação de áreas verdes urbanas, alinhadas com práticas sustentáveis e de valorização do espaço público.
