Como resultado da ação, o prefeito Marcelo Lima foi afastado do cargo por determinação judicial.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Estafeta, que investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo integrantes da administração municipal.
Vice-prefeita assume gestão municipal
Com o afastamento de Lima, a vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante) assumiu interinamente o comando da prefeitura de São Bernado do Campo – SP. Aos 38 anos, Cormick é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005 e ingressou na política após convite do então deputado federal Marcelo Lima para compor sua chapa nas eleições municipais de 2024.
Eleita em outubro do mesmo ano, Jéssica tomou posse em 1º de janeiro, ocupando pela primeira vez um cargo público eletivo. Até então, sua trajetória profissional estava restrita à atuação na Polícia Militar, com especialização em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública.
Formação e trajetória pessoal
De acordo com informações disponíveis no site oficial da prefeitura, Cormick está atualmente matriculada em um curso de MBA voltado à administração pública. Casada com Éder, também sargento da PM, ela conheceu o companheiro durante o período em que ambos atuavam no 6º Batalhão da corporação na cidade. O casal tem uma filha, Rafaella, nascida em 2013.
Investigação atinge aliados do prefeito
Além do chefe do Executivo, outros nomes ligados à gestão municipal são alvo da investigação. Entre eles, o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Lima Ramos (Podemos), primo de Marcelo Lima, e o suplente de vereador Ary José de Oliveira (PRTB). Ambos são suspeitos de envolvimento no esquema sob apuração da PF.