As conquistas foram apresentadas pelo prefeito Sandro Mabel durante o Seminário Nacional NTU 2025, realizado em Brasília na terça-feira (12), e repercutidas pelo jornal O Estado de S. Paulo na edição de quarta-feira (13).
Goiânia tem ganhado destaque nacional pelas melhorias implementadas no transporte coletivo. A adoção do sistema de metronização reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus nos trechos onde a tecnologia foi aplicada, incentivando o uso do transporte público pela população.
Programa “Nova Mobilidade” melhora desempenho e eficiência
Ao assumir a gestão municipal, Mabel se deparou com uma queda na velocidade média das vias, que havia atingido 14 km/h, e com a redução no número de viagens diárias por passageiro, de 12 para 8. Para enfrentar esse cenário, lançou o programa “Nova Mobilidade”, que já apresenta resultados expressivos.
A metronização, principal eixo do programa, consiste na priorização do transporte coletivo em corredores exclusivos, com sincronização semafórica e redução de paradas. Com isso, veículos que antes paravam cinco ou seis vezes a cada dez cruzamentos agora completam trajetos com, no máximo, uma interrupção. A velocidade média dos ônibus subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h.
Expansão da metronização e investimentos privados
O sistema já foi implantado nos trechos entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, e entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. O próximo trecho a receber a tecnologia será o de 6 km entre a Praça da Bíblia e a Praça A, com previsão de funcionamento até o fim do segundo semestre. A meta da gestão é aplicar a metronização em 200 km de corredores nos próximos quatro anos.
O projeto envolve R$ 2,1 bilhões em investimentos privados, com foco na ampliação da mobilidade urbana, integração modal e modernização tecnológica. Estão previstas a instalação de 36 corredores com faixas exclusivas para ônibus e bicicletas, integração com sistemas de bicicletas compartilhadas e estímulo à mobilidade ativa.
Medidas complementares aceleram fluxo urbano
Além da metronização, outras ações contribuíram para a melhoria do transporte público, como a liberação da terceira faixa de ônibus para motos, implantação de onda verde com semáforos sincronizados, destravamento de mais de 80 cruzamentos com “direita livre”, modernização da frota com veículos climatizados e desobstrução de vias.
Goiânia integra a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), que abrange 21 municípios e 2,5 milhões de habitantes em mais de 7 mil km². A rede opera com 299 linhas conectadas fisicamente e tarifa única integrada, por meio do Bilhete Único Metropolitano. O subsídio tarifário é compartilhado: 41,2% pelo Estado, 41,2% pela capital e 17,6% pelos municípios conurbados.
Prefeito defende eficiência e inovação no transporte público
Durante o seminário, Sandro Mabel destacou sua trajetória e compromisso com a logística urbana: “Sou fã de transporte, fui dono de fábrica e tínhamos mais de 800 caminhões de entrega. Sempre estudei logística, custos, e reclamava das cidades em que o trânsito não andava. Aí quando me tornei prefeito me comprometi a colocar em prática tudo o que pensava de bom. Tem solução, tem condição de melhorar, o transporte público precisa ser olhado por outro ângulo, com olhar para a eficiência”.
