Diálogo abordou guerra, economia global e cooperação Brasil-Rússia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone neste sábado (9) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação teve duração aproximada de 40 minutos e incluiu temas como a guerra na Ucrânia, o cenário econômico internacional e acordos bilaterais.
De acordo com nota oficial, ambos compartilharam informações sobre tratativas em andamento com os Estados Unidos e discutiram esforços para uma solução pacífica ao conflito.
Brasil reafirma defesa do diálogo
Durante a conversa, Lula reiterou a posição brasileira de buscar caminhos diplomáticos para encerrar a guerra.
“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.
Cooperação bilateral e agenda internacional
Além da questão da Ucrânia, os líderes trataram de assuntos bilaterais e de temas políticos e econômicos no cenário global.
“O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, destacou a Presidência.