Sandro Mabel visita estrutura no Rio e anuncia modernização tecnológica na capital goiana
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, realizou nesta sexta-feira (25) uma visita técnica ao Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio de Janeiro — plataforma que reúne em tempo real dados sobre segurança, trânsito e condições climáticas, com o objetivo de mitigar impactos de ocorrências urbanas. A iniciativa marca um avanço estratégico no plano de modernização da administração municipal goianiense.
A estrutura carioca, que concentra imagens de mais de 3 mil câmeras e mobiliza cerca de 500 profissionais em regime de plantão 24 horas por dia, serve agora como referência para a implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO) de Goiânia.
Integração de dados amplia agilidade na resposta a crises
O COR funciona como uma central unificada de monitoramento urbano, reunindo informações de diversas frentes públicas. Segundo Mabel, a proposta é replicar em Goiânia um modelo semelhante, com potencial para transformar a gestão municipal.
“É um centro de operações enorme. Nós estamos vendo aqui, monitora todas as áreas da Prefeitura, luz, gás, energia, ônibus, segurança, chuva… É um negócio espetacular. Eles contam com um radar meteorológico aqui como nós vamos ter em Goiânia. Eu quero agradecer ao prefeito Eduardo Paes pela explicação, pela dedicação e pela gentileza de nos mostrar isso. Goiânia vai ter um desses também”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Diagnóstico técnico e adoção de boas práticas nacionais
O secretário de Inovação e Transformação Digital de Goiânia, Fábio Christino, destacou que a visita proporcionou conhecimento prático sobre soluções já consolidadas em segurança e gestão urbana.
“Viemos fazer um benchmarking das melhores práticas de um Centro de Operações referência no país, focado em resiliência e monitoramento e como eles resolvem problemas de crimes urbanos, com análises de dados bem consistentes. Eles têm um ambiente de dados e monitoramento bem robusto, com radares, câmeras, sensores e uma base de dados extremamente consistente”, explicou.
Projeto prevê investimento de R$150 milhões em infraestrutura tecnológica
Além do CCO, a Prefeitura de Goiânia iniciou na quarta-feira (23) a modernização do parque de tecnologia pública com a entrega do novo servidor central. A estrutura já está em operação e melhora o desempenho interno da gestão, oferecendo maior segurança digital e capacidade de processamento.
Segundo Christino, o CCO permitirá a integração das secretarias municipais que prestam serviços diretamente à população. “A gente quer melhorar a experiência desse cidadão no dia a dia da cidade, e não só melhorar através da tecnologia, mas deixar o cidadão mais seguro e a cidade mais fluida e resiliente”, afirmou.
O programa de transformação digital da capital prevê R$150 milhões em investimentos nos próximos anos e inclui o desenvolvimento de soluções em cidades inteligentes.
