Segundo Bolsonaro, a solução para o caso “está nas mãos das autoridades brasileiras”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (13), por meio de publicação no X (antigo Twitter), que a carta do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 50% ao Brasil está relacionada mais a “valores e liberdade” do que à economia. Ele declarou não se alegrar com as sanções e voltou a defender a aprovação de uma anistia no Brasil, que, segundo ele, permitiria “paz para a economia”.
“A carta do presidente Donald Trump tem muito mais, ou quase tudo, a ver com valores e liberdade, do que com economia”, escreveu. Bolsonaro disse que a medida afeta negativamente tanto produtores do campo quanto da cidade, além da população em geral.
Com a tarifa entrando em vigor no dia 1º de agosto, Bolsonaro afirmou que a solução está nas mãos das autoridades brasileiras, sugerindo que a anistia seria um caminho para resolver o impasse e restaurar a harmonia institucional.
Ele também comentou a postura dos EUA, dizendo que Trump negocia de forma dura e que o atual vice-presidente americano indicou que os EUA não continuarão a destinar recursos para países que abandonaram valores comuns com seus povos.