“Nós fizemos 44 mutirões nos primeiros cem dias. Agora passamos para uma zeladoria que ainda vem em forma de mutirão. O grosso já foi feito, a retirada do lixo. Aqui já se vê mais trator, funcionários roçando, limpando, pintando. Então, as coisas vão sendo feitas à medida do possível, mas a cidade já começa a ter outra cara”, afirmou Mabel
Ação conta com serviços de limpeza e manutenção urbana; prefeito também visitou unidade de saúde onde começa novo esforço de vacinação mensal
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (sem partido), deu início na manhã deste sábado (5) ao Mutirão de Zeladoria, na Praça Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no Jardim Presidente, na Região Sudoeste da capital. A iniciativa abrange mais de 35 bairros, com foco em limpeza, roçagem, paisagismo, manutenção de praças e equipamentos urbanos.
Durante o lançamento, o prefeito destacou os avanços obtidos desde o início da atual gestão. “Nós fizemos 44 mutirões nos primeiros cem dias. Agora passamos para uma zeladoria que ainda vem em forma de mutirão. O grosso já foi feito, a retirada do lixo. Aqui já se vê mais trator, funcionários roçando, limpando, pintando. Então, as coisas vão sendo feitas à medida do possível, mas a cidade já começa a ter outra cara”, afirmou Mabel.
Segundo a prefeitura, o trabalho inclui varrição, poda preventiva de árvores, pintura de meios-fios e retirada de massa verde. Só nas avenidas Juscelino Kubitschek, Presidente Dutra e César Lattes, que atravessam bairros como Novo Horizonte, Jardim Presidente e Cachoeira Dourada, foram realizadas mais de 290 podas. Praças públicas em regiões como Residencial Rio Verde, Jardim Planalto e Setor Faiçalville também recebem intervenções, com substituição de lixeiras, bancos e outros equipamentos.
A Praça Presidente Juscelino Kubitschek, ponto de partida do mutirão, passa por revitalização completa, com serviços de limpeza e paisagismo. A operação não afeta os atendimentos rotineiros de manutenção urbana em outras regiões da capital.
A presença do Executivo municipal foi elogiada por vereadores da base. “Eu vou te dar um título, você vai ser o prefeito da Região Sudoeste. Essa região sempre foi esquecida. Obrigado por trazer esses benefícios”, declarou o vereador Coronel Urzêda (MDB). Markim Goyá (PL) também comentou a atuação do prefeito: “Me admira a disposição do prefeito Sandro Mabel, no horário da manhã, já visitando os bairros e cuidando da cidade. Isso nos motiva a trabalhar cada dia mais”, afirmou.
Também estiveram presentes a vereadora Rose Cruvinel (Pros) e o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), coronel Cléber.
Sábado com vacina
Ainda no sábado, o prefeito visitou o Ciams do Novo Horizonte, onde deu início simbólico à nova estratégia municipal de vacinação. A partir de julho, 26 unidades de saúde abrirão aos sábados, das 8h às 17h, sempre no primeiro fim de semana de cada mês, com o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas.
Mabel aproveitou a visita para fazer um apelo à população. “Eu queria pedir a vocês que não deixem de levar seus filhos para vacinar. Hoje a vacina é gratuita para todos. Temos muitos casos de influenza e não há leitos de UTI suficientes para quem não vacina. Amanhã, seu filho pode precisar de uma UTI por um descuido. E você pode precisar de um leito e não encontrar porque não se vacinou”, alertou.