Após sair em desvantagem, equipe saudita busca empate, vira o placar e conquista vitória histórica na prorrogação; Fluminense será o próximo adversário
O Al-Hilal protagonizou um dos capítulos mais surpreendentes da história recente do Mundial de Clubes. Em partida eletrizante realizada na noite desta segunda-feira (30), em Orlando, nos Estados Unidos, o time da Arábia Saudita superou o poderoso Manchester City por 4 a 3 após prorrogação. O triunfo garante aos sauditas a vaga nas quartas de final, onde enfrentarão o Fluminense nesta sexta-feira (4), às 16h (horário de Brasília), novamente no Camping World Stadium.
Domínio inglês e brilho de Bono
Como era de se esperar, o Manchester City iniciou o confronto pressionando. Logo nos minutos iniciais, Doku cruzou da esquerda para Rúben Dias, que finalizou em cima de Bono. A seguir, Ait Nouri arrematou cruzado e, após desvio em Gundogan, Bernardo Silva aproveitou a sobra e abriu o placar para os ingleses. Apesar da reclamação saudita por um toque de mão, a arbitragem validou o gol ao interpretar que o braço do argelino estava junto ao corpo.
A pressão do time de Pep Guardiola continuou e forçou intervenções fundamentais de Bono, que brilhou em pelo menos quatro defesas importantes, incluindo tentativas de Savinho, Gundogan e Bernardo Silva. A única chegada do Al-Hilal no primeiro tempo foi de Marcos Leonardo, que cabeceou por cima após cruzamento de Kanno.
Reação saudita liderada por brasileiros
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Al-Hilal encontrou o empate. Após defesa parcial de Éderson, Marcos Leonardo aproveitou o rebote e mandou para as redes. Pouco depois, Malcom virou o placar em lance de contra-ataque, avançando livre para marcar.
Entretanto, o City reagiu rapidamente. Haaland empatou após cobrança de escanteio em meio à confusão na área. Em seguida, Malcom foi derrubado por Rúben Dias na área, e o árbitro chegou a assinalar pênalti, mas o VAR anulou o lance por impedimento.
O time inglês voltou a pressionar, com Doku, Akanji e Haaland criando boas chances, mas sem sucesso. Bono foi decisivo mais uma vez, e o confronto foi para a prorrogação.
Prorrogação emocionante e decisão nos detalhes
Na etapa inicial do tempo extra, Koulibaly colocou os sauditas novamente em vantagem ao vencer a marcação em cobrança de escanteio. A resposta do City veio com Foden, após belo lançamento de Cherki: 3 a 3.
No segundo tempo da prorrogação, Marcos Leonardo voltou a brilhar. Após cabeceio de Milinkovic-Savic e defesa de Éderson, o brasileiro apareceu no rebote para marcar o quarto gol do Al-Hilal. Rúben Neves ainda teve chance clara, mas Aké salvou em cima da linha. Doku teve a última oportunidade para os ingleses, mas o chute desviou e passou sobre o travessão.
Com o apito final, os asiáticos confirmaram uma classificação histórica e colocaram fim à campanha do City, que vinha com 100% de aproveitamento no torneio.
Ficha técnica
Manchester City 3 x 4 Al-Hilal
Mundial de Clubes – Oitavas de final
Local: Camping World Stadium, Orlando (EUA)
Data: segunda-feira, 30 de junho de 2025, às 22h (Brasília)
Gols:
- Bernardo Silva (9’/1ºT)
- Marcos Leonardo (1’/2ºT e 7’/2ºT da prorrogação)
- Malcom (6’/2ºT)
Euforia para os jogadores do Al-Hilal. E profunda decepção do estelar time do Manchester City
Divulgação/Facebook Al-Hilal - Haaland (9’/2ºT)
- Koulibaly (3’/1ºT da prorrogação)
- Foden (13’/1ºT da prorrogação)
Cartões amarelos: Gvardiol, Matheus Nunes e Akanji (City); Marcos Leonardo (Al-Hilal)