“Queremos escutar a sociedade e os órgãos para traçarmos um plano sobre como tratar e tirar a pessoa em vulnerabilidade da rua. Precisamos criar mecanismos para que elas retomem o convívio familiar, recebam tratamento, qualificação profissional e tenham acesso a oportunidades de trabalho”, declarou o prefeito Sandro Mabel.
Administração municipal articula ações intersetoriais para acolhimento, tratamento e qualificação de pessoas em situação de rua
Em uma iniciativa voltada à reintegração da população em situação de rua, o prefeito Sandro Mabel reuniu, nesta quarta-feira (11), no Paço Municipal, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, das Polícias Militar e Penal, além de entidades filantrópicas e órgãos municipais e estaduais. O encontro teve como objetivo definir estratégias que garantam condições concretas para que essas pessoas possam deixar as ruas e reconstruir suas vidas.
“Queremos escutar a sociedade e os órgãos para traçarmos um plano sobre como tratar e tirar a pessoa em vulnerabilidade da rua. Precisamos criar mecanismos para que elas retomem o convívio familiar, recebam tratamento, qualificação profissional e tenham acesso a oportunidades de trabalho”, declarou o prefeito, reforçando o compromisso da gestão municipal com o enfrentamento dessa questão.
A Prefeitura de Goiânia busca ir além das ações emergenciais, como a distribuição de alimentos e cobertores, e estabelecer medidas permanentes de reintegração social. “Essas medidas são importantes, mas o papel do poder público é oferecer caminhos permanentes de reintegração à sociedade”, enfatizou Mabel.
A proposta do plano de reinserção social está sendo construída de forma intersetorial, garantindo a participação ativa de diversas esferas do poder público e da sociedade civil. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Erizânia Freitas, destacou que o programa contemplará cursos de capacitação e iniciativas para a reunificação familiar. “Estamos ouvindo os protagonistas da rede para construir um programa municipal em parceria com o Estado e demais órgãos de garantia de direitos”, explicou.
Outro ponto discutido na reunião foi a presença de indivíduos monitorados por tornozeleira eletrônica nos abrigos. O prefeito garantiu que a Prefeitura atuará em conjunto com a Polícia Penal e a Polícia Militar para assegurar o cumprimento das determinações judiciais.
Dados apresentados pela Polícia Militar indicam que aproximadamente 70% das ocorrências criminais na Região Central da cidade envolvem pessoas em situação de rua. Para o comandante da PM, coronel Pedro Henrique Batista, a realização de diagnósticos precisos sobre esse grupo populacional e o fortalecimento da articulação entre os órgãos são fundamentais para a execução do plano de reinserção. “Temos certeza de que vamos avançar muito”, afirmou o comandante.
Com a meta de reduzir significativamente o número de pessoas em situação de rua até o fim do ano, a Prefeitura de Goiânia está empenhada em adotar medidas estruturantes para enfrentar esse desafio. “Não vamos permitir que a permanência nas ruas se torne algo naturalizado em Goiânia”, concluiu Mabel.
A subsecretária de Execução de Política Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Silvana Cruz Fuini, ressaltou a importância da parceria entre município e Estado. “Para fortalecer toda essa rede, a parceria com o município — que até o ano passado era difícil — agora conta com total abertura por parte do prefeito”, destacou, informando que Goiânia terá acesso aos programas e benefícios do Goiás Social.