“A economia do tempo dentro de um ônibus representa mais tempo com a família, mais dignidade para quem depende do transporte coletivo”, destacou o prefeito Sandro Mabel.
Tecnologia reduz paradas e aumenta velocidade média dos ônibus em Goiânia.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, realizou nesta quarta-feira (4) uma vistoria técnica no Terminal Novo Mundo para acompanhar os primeiros resultados do sistema de metronização no transporte coletivo da capital. Durante o trajeto entre o terminal e a Praça da Bíblia, percorrido de ônibus ao lado de passageiros, o veículo não precisou parar em nenhum dos nove semáforos do percurso—antes, havia em média cinco paradas. Com a nova tecnologia, a média caiu para menos de uma interrupção por trecho.
Impacto na mobilidade urbana
“A economia do tempo dentro de um ônibus representa mais tempo com a família, mais dignidade para quem depende do transporte coletivo”, destacou Mabel. De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a velocidade média dos ônibus no corredor, que era de 15 km/h, subiu para 21 km/h com a metronização. A tecnologia, inédita no Brasil, transforma os ônibus em um verdadeiro “metrô sobre rodas”, proporcionando maior eficiência ao sistema de transporte.
Aprovação dos passageiros e compromisso com inovação
A novidade já gera impacto positivo entre usuários do transporte. A funcionária doméstica Neusa Aparecida, moradora do Jardim Novo Mundo, comemorou as mudanças: “Todo dia eu venho pro centro e agora chego mais cedo. Tá muito melhor. Só peço que o prefeito continue investindo, porque a gente precisa muito do ônibus.”
Segundo Sandro Mabel, investimentos em tecnologia devem se intensificar nos próximos anos. “Vamos transformar Goiânia em uma cidade inteligente, com tecnologia aplicada em favor da mobilidade. Isso vai impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas e na rotina de quem enfrenta o trânsito todos os dias”, afirmou.
Expansão do projeto e melhorias no transporte
A próxima etapa do plano prevê a metronização no trecho entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, que possui 12 cruzamentos e sete estações do BRT. A instalação dos equipamentos já começou e a previsão é que seja concluída até o final de junho. Todas as intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que busca proporcionar mais fluidez, segurança e eficiência ao trânsito de Goiânia, priorizando o transporte coletivo e a experiência dos passageiros.