“Goiás também é referência nacional em segurança pública. Por isso viemos aqui em Singapura ouvir a Interpol, conhecer o que há de mais moderno, inovador, de novas práticas com equipamentos e dispositivos que estão sendo utilizados nessa área de inteligência”, afirmou o vice-governador, Daniel Vilela.
Em missão internacional, vice-governador Daniel Vilela conhece o que há de mais moderno em segurança cibernética e cooperação policial na sede da Interpol, destacando o papel de Goiás como referência nacional.
Com o objetivo de aprimorar seu reconhecido modelo de segurança pública, pautado em tecnologia e inovação, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, realizou uma visita estratégica à sede da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) em Singapura, nesta segunda-feira (2/6). Acompanhado de uma comitiva goiana, Vilela explorou os sistemas mais avançados do mundo em segurança cibernética, monitoramento policial e mecanismos de cooperação internacional.
“Goiás também é referência nacional em segurança pública. Por isso viemos aqui em Singapura ouvir a Interpol, conhecer o que há de mais moderno, inovador, de novas práticas com equipamentos e dispositivos que estão sendo utilizados nessa área de inteligência”, afirmou Daniel. “Foi um grande aprendizado. Trocamos informações, experiências e contatos para que a gente possa aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho na área de segurança pública com o que há de mais moderno e tecnológico”, completou.
Durante a visita à sede da Interpol, que abrange 196 países membros, a delegação goiana conheceu de perto o Cyber Fusion Centre, dedicado à prevenção e combate a crimes cibernéticos, e o Command and Coordination Centre, responsável por coordenar operações transnacionais e processar grandes volumes de dados. A organização também apresentou um inovador projeto de identificação de mídias sintéticas – como conteúdos falsos gerados por inteligência artificial –, financiado pelo governo japonês, e que representa um dos maiores desafios para a segurança pública global na atualidade.
Contribuição goiana em foco
A expertise tecnológica de Goiás, especialmente o sistema de vigilância baseado em inteligência artificial, foi um ponto de destaque durante a visita. Na e-Governance Conference, realizada na Estônia na semana passada, Daniel Vilela, ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, apresentou a plataforma Paladium. O analista brasileiro da Interpol e especialista em forense digital, Paulo Noronha, que acompanhou a visita em Singapura, solicitou o material para estudo.
Foram detalhados casos reais de sucesso com o uso da Paladium, que integra dados, inteligência artificial e alertas em tempo real. Dentre os exemplos, a identificação e captura de criminosos que haviam roubado um carro no Distrito Federal, detectado automaticamente ao entrar em Goiás. Outro caso notório foi a rápida solução de um roubo com faca a uma motorista de aplicativo em Luziânia, em apenas 30 minutos, após o acionamento da plataforma.
Daniel Vilela reiterou que, desde 2019, Goiás tem apresentado quedas significativas em praticamente todos os índices de criminalidade. “O que vimos aqui em Singapura reforça que estamos no caminho certo. Goiás está conectado com o que há de mais avançado no mundo, e tem muito a contribuir com as melhores práticas internacionais”, concluiu o vice-governador.