“A Finlândia é reconhecida por sua qualidade na educação, saúde, segurança pública e transporte coletivo. Viemos conhecer de perto esses modelos para que possamos levar esse conhecimento a Goiás”, afirmou o vice-governador.
Vice-governador lidera missão internacional para buscar soluções inovadoras que ampliem o acesso ao conhecimento em Goiás
Em missão oficial pela Europa, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, visitou nesta sexta-feira (30) a biblioteca Oodi, em Helsinque, capital da Finlândia. Reconhecida como um dos principais centros de acesso digital à informação no mundo, a Oodi representa um modelo inovador de como a tecnologia pode democratizar a educação e a cultura.
A visita integra a programação da missão internacional liderada por Vilela, que tem como objetivo identificar boas práticas em serviços públicos e adaptá-las à realidade goiana. “A Finlândia é reconhecida por sua qualidade na educação, saúde, segurança pública e transporte coletivo. Viemos conhecer de perto esses modelos para que possamos levar esse conhecimento a Goiás”, afirmou o vice-governador.
Oodi: mais que uma biblioteca
Inaugurada em 2018, a biblioteca Oodi atrai milhares de visitantes mensalmente. Mais do que um espaço para empréstimo de livros, o local oferece uma ampla estrutura voltada à inclusão digital e ao estímulo à criatividade. Há, por exemplo, salas de estúdio, áreas de convivência familiar, jogos, impressoras 3D, espaços maker, instrumentos musicais e equipamentos de uso público, como máquinas de costura e consoles de videogame.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou a similaridade entre a proposta da biblioteca finlandesa e as Escolas do Futuro mantidas pelo governo estadual. “O espaço promove inclusão digital e cultural, a exemplo das iniciativas que temos implementado em Goiás. É um modelo que nos inspira”, afirmou.
Participação cidadã e inovação social
De acordo com Lyra Netto, o projeto da Oodi nasceu a partir de um processo colaborativo. “Os cidadãos foram ouvidos sobre o que gostariam de encontrar em uma biblioteca para frequentar sozinhos ou com suas famílias. O resultado é a democratização efetiva do acesso à educação e à cultura”, explicou.
Com estações de coworking, estúdios de gravação e áreas voltadas ao lazer e ao aprendizado, a biblioteca busca atender pessoas de todas as idades, estimulando o protagonismo dos usuários no uso da tecnologia para fins educacionais, criativos e sociais.
Cooperação internacional e novos modelos para Goiás
A agenda da missão internacional inclui visitas a instituições e empresas na Finlândia e em Singapura, com encerramento previsto para 4 de junho. A primeira etapa ocorreu na Estônia, onde a comitiva participou da e-Governance Conference 2025 — um dos principais eventos globais sobre governo digital.
“A proposta é buscar experiências bem-sucedidas e tecnologias de ponta que possam ser adaptadas à nossa realidade. Estamos conhecendo modelos que colocam o cidadão no centro das políticas públicas”, afirmou Daniel Vilela.
Liderada pelo vice-governador Daniel Vilela, comitiva goiana esteve em Helsinque, na Finlândia, nesta sexta-feira (30/5), para conhecer iniciativas públicas de excelência. Fotos: Secti e Vice-governadoria