Cartão vermelho para quem fez essa poda de árvores e deixou os galhos espalhados, obstruindo a calçada, na Avenida C-02, no Jardim América.
Além do risco que o pedestre corre ao ter que andar na rua, existe, ainda, a possibilidade de alguém atear fogo nas folhas secas. Tem mais de dez dias que o serviço foi feito e o recolhimento da galhada não aconteceu.
Tudo indica que a responsabilidade seja da Equatorial, já que a poda foi feita para liberar a fiação de energia elétrica. São ações preventivas que ajudam a evitar curtos-circuitos, quedas de energia e incêndios urbanos.
O recolhimento dos galhos precisam ser feitos o quanto antes e não ficarem atrapalhando e impedindo e deslocamento das pessoas.
Poda irregular ou clandestina
A poda irregular ou sem autorização pode gerar multa e responsabilização civil e criminal, conforme a legislação ambiental e o Código Penal.
Além disso, a destruição de árvores urbanas pode causar desequilíbrios ecológicos, como a perda de sombra, aumento da temperatura local e prejuízo à fauna urbana.