Estrutura será instalada no Hub Goiás, em Goiânia, para fomentar pesquisas e desenvolvimento na área de IA
O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quarta-feira (28), a criação do Centro Estadual de Computação Aberta em Inteligência Artificial, que será instalado no Hub Goiás, em Goiânia. O anúncio foi feito durante a abertura do Empreenda Digital 2025, evento que reuniu especialistas e empreendedores para discutir tendências em inovação e transformação digital.
“Desde que iniciamos a gestão, com todas as limitações que tínhamos, nos preocupamos muito em preparar o Estado para que não perdêssemos tempo em relação às oportunidades que a inovação oferece”, afirmou Caiado, ao destacar que Goiás saiu da 25ª posição no ranking de serviços digitais para a liderança nacional.
O governador também apresentou a recém-criada Política Estadual de Estímulo ao Desenvolvimento da Inovação em Inteligência Artificial, iniciativa que coloca Goiás como referência nacional. Segundo ele, o centro de computação aberta servirá como base para o desenvolvimento de pesquisas e softwares na área. “Nos próximos dias, faremos a aquisição do nosso centro estadual de computação aberta em inteligência artificial”, declarou.
“As ações do governo são para dizer a quem quer produzir que existe legislação que autoriza esse trabalho, com software aberto, e que a capacidade do Estado deve ser de dar apoio. Não há nada que impedirá quem deseja trabalhar”, acrescentou.
O Empreenda Digital 2025, realizado no Hotel Transamerica Collection, no Setor Marista, é promovido pelo Portal 6 em parceria com o UOL. O evento contou com a presença de nomes de destaque, como Monique Evelle (Shark Tank Brasil), Ricardo Cavallini (Maker), Georges Hajjar Jr (Geolab), Ricardo Ander (Café Rancheiro), Thiago Ribeiro (Brasil Escola) e Ricardo Canto Moreira Leite (UOL).
“É uma alegria grande ver esse espaço recheado de pessoas que desejam aprender mais sobre o digital, aprimorá-lo em seus negócios e que acreditam mesmo que ele pode transformar não apenas empresas, mas também vidas”, ressaltou o organizador Weverthon Dias.