“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em mais de 30% em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Prefeito defende prioridade ao transporte público e celebra parceria com novo presidente da entidade
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ressaltou nesta terça-feira (27) os avanços da metronização do transporte coletivo da capital durante a posse da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), em Brasília. Ele apresentou as melhorias implementadas, como corredores exclusivos, controle inteligente de semáforos e renovação da frota, que já resultam em maior eficiência e conforto para os passageiros.
“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em mais de 30% em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, afirmou Mabel, ao definir o modelo como uma metronização, em referência ao funcionamento contínuo e priorizado, semelhante aos sistemas metroviários.
Durante o discurso, Mabel destacou que a mobilidade urbana deve ser prioridade nas gestões municipais. “Estamos investindo em tecnologia e requalificação viária para garantir um transporte coletivo mais atrativo. Esse é o caminho para reduzir o uso de veículos individuais e melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras”, defendeu. O prefeito elogiou a parceria com o recém-empossado presidente do Conselho Diretor da NTU, Edmundo Pinheiro. “É um goiano competente e comprometido. A contribuição dele foi essencial para que esse novo modelo saísse do papel”, pontuou.
Entre as melhorias citadas está a reconfiguração de trechos críticos, como um corredor de três quilômetros que, após sincronização semafórica e retirada de obstáculos, permite aos ônibus trafegar quase sem paradas. “Antes, o ônibus parava em até quatro de nove semáforos. Agora, cruza o percurso praticamente sem parar”, explicou o prefeito, destacando ainda a inovação na gestão do sistema: o controle dos semáforos agora é feito pela operadora do transporte coletivo.
A metronização também contempla a modernização da frota, com ônibus climatizados, a reforma de sete mil pontos de parada e investimentos na renovação dos veículos, viabilizados por um subsídio compartilhado entre estado e municípios. “Quero que todos conheçam Goiânia. Tenho certeza de que vamos nos tornar referência nacional em transporte coletivo”, concluiu Mabel, que também preside a Comissão de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos. O secretário de Engenharia de Transporte, Tarcísio Abreu, acompanhou o prefeito no evento.
Na cerimônia, a NTU apresentou sua nova diretoria para o biênio 2025-2027. Edmundo Pinheiro assume a presidência, tendo Mauro Artur Herszwicz como vice. Francisco Christovam e Marcos Bicalho foram reconduzidos como diretor executivo e diretor de gestão, respectivamente. Matteus Freitas passa a ocupar o cargo de diretor técnico.
Em seu discurso, Pinheiro defendeu o fortalecimento do transporte público e citou Brasília como exemplo: “Desde a pandemia, houve uma migração para o carro, e o trânsito ficou mais caótico. Brasília mostra que é possível reverter esse cenário: a demanda aqui já superou o período pré-pandemia, graças a uma política de incentivo consistente”, afirmou.