O ator Wagner Moura, protagonista da produção, recebeu o prêmio de melhor ator.
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi consagrado com o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França.
Embora fosse apontado como um dos favoritos à Palma de Ouro, o longa brasileiro acabou superado por “Um Simples Acidente”, do cineasta iraniano Jafar Panahi.
O filme teve estreia mundial em Cannes, no dia 18 de maio, e foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a conquista nas redes sociais: “Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes!”.
Kleber Mendonça Filho é também responsável por outros filmes de destaque, como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), ambos exibidos e premiados no festival. Em 2016, durante a exibição de “Aquarius”, a equipe protestou contra o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff.
Já “Bacurau”, codirigido por Mendonça Filho e Juliano Dornelles, recebeu o Prêmio do Júri em 2019, empatando com a produção francesa “Les Misérables”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também parabenizou Kleber Mendonça e Wagner Moura: “Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. […] O cinema de nosso país não deve nada para ninguém”.