Ação reforça atenção especializada em saúde mental e busca reduzir fila de espera por consultas no município
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu neste sábado (17) um mutirão de atendimentos psiquiátricos no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, localizado no Setor dos Afonsos. A iniciativa resultou no atendimento de 140 pacientes previamente agendados.
O objetivo da ação é agilizar o acesso da população aos serviços especializados em saúde mental e contribuir para a redução das filas por consultas na rede pública municipal. A proposta também visa oferecer acolhimento humanizado e cuidado integral a pessoas em sofrimento psíquico.
O prefeito Leandro Vilela destacou o papel estratégico dos mutirões em sua gestão. “O pessoal da Saúde trabalha com muita dedicação e rigor técnico e científico cuidando da população. Essa mobilização de hoje é mais um exemplo bem-sucedido do esforço da Prefeitura para agilizar atendimentos especializados com qualidade”, afirmou.
Sete médicos psiquiatras participaram da força-tarefa, com apoio de duas psicólogas especializadas em manejo de crises, dois assistentes sociais, uma farmacêutica, uma enfermeira e a equipe administrativa da unidade. Segundo a SMS, a mobilização fortalece o modelo de cuidado integral previsto nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no atendimento multiprofissional e na ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A gestão municipal tem intensificado políticas públicas voltadas à saúde mental, alinhando-se aos princípios da atenção humanizada e descentralizada. Para saber mais sobre os serviços disponíveis na rede municipal, os moradores podem acessar os canais oficiais da Prefeitura de Aparecida ou buscar atendimento nas unidades de saúde da cidade.