“Nesses locais, o descarte de qualquer quantidade de pneus não é permitido. Diferente dos Ecopontos, que aceitam até quatro unidades por pessoa”, esclareceu a gerente de Fiscalização Ambiental da pasta, Susana Sardinha Becker.
Denúncia de moradores levou à autuação de dois homens flagrados descartando pneus irregularmente em Goiânia
Mesmo com a proibição expressa do descarte de pneus em pontos provisórios, mais de 5 mil unidades foram retiradas apenas do espaço localizado no Setor Vale do Araguaia, em Goiânia, desde sua inauguração, em 21 de março. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Eficiência após nova ocorrência de descarte irregular registrada nesta quarta-feira (14).
De acordo com a prefeitura, moradores do Conjunto Riviera e do próprio Vale do Araguaia denunciaram a prática ilegal, realizada por dois homens, em um ponto provisório de coleta situado na Rua Perimetral 2, esquina com a Avenida Liberdade. Fiscais ambientais foram imediatamente ao local e flagraram a infração.
A gerente de Fiscalização Ambiental da pasta, Susana Sardinha Becker, reforçou que é terminantemente proibido o descarte de pneus nesses pontos. “Nesses locais, o descarte de qualquer quantidade de pneus não é permitido. Diferente dos Ecopontos, que aceitam até quatro unidades por pessoa”, esclareceu.
Como resultado da ação, os dois envolvidos foram autuados e multados em R$ 5 mil. Além da penalidade financeira, o veículo utilizado foi apreendido. Um dos autuados afirmou desconhecer a restrição.
Fiscalização reforçada
A operação contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que já monitorava a região por suspeita de recorrência nas infrações. “Esse local estava sendo acompanhado há bastante tempo. Hoje conseguimos flagrar o descarte irregular. Muita gente acha que aqui é um lixão, mas não é. É importante que a população fique atenta e ajude a cuidar da cidade”, alertou o coordenador da GCM, Inaldo Silva.
Onde é permitido descartar
A Prefeitura de Goiânia mantém cinco Ecopontos fixos para o descarte controlado de resíduos como pneus (até quatro unidades por pessoa), eletrônicos (até três unidades) e óleo de cozinha usado. Além disso, oito pontos provisórios estão ativos em diferentes bairros da cidade, mas nesses locais não é permitido descartar pneus.
Confira os locais autorizados:
Pontos provisórios (proibido descartar pneus)
-
Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade – Vale do Araguaia
-
Av. Maurício Gomes com Av. Berlim – Jardim Europa
-
Via das Chácaras com Rua Anicuns 3 – Residencial Anicuns
-
Rua JH-14 – Jardim das Hortências
-
Rua SV-18 com Rua Jaraguá – Solar Ville
-
Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé – Parque Amazônia
-
Av. Veneza com VN22 – Brisas do Cerrado
-
Av. do Capim com Rua RB17 – Recanto do Bosque
Ecopontos fixos (descarte autorizado)
-
Jardim Guanabara II – Rua GB-5 com Rua GB-6
-
Setor Faiçalville – Av. Nadra Bufaiçal com Av. Madri APM
-
Jardim São José – Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda
-
Residencial Campos Dourados – Rua São João Del Rei APM 07
-
Parque Eldorado Oeste – Rua Elo 43
A gestão municipal reforça a importância da colaboração da população para manter os espaços limpos e em conformidade com a legislação ambiental. Denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria Municipal de Eficiência ou à GCM.