Campanha atenderá grupos prioritários e facilitará acesso a vacinas do calendário adulto em locais de grande circulação
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta quinta-feira (15) a uma campanha especial de vacinação voltada aos grupos prioritários. A iniciativa ocorre em resposta ao crescimento dos casos e internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na cidade e em outras regiões do Estado de Goiás.
A ação, realizada com apoio da Central de Imunização e da Rede de Frio da SMS, disponibiliza imunizantes do calendário vacinal adulto e a vacina contra a gripe (influenza). Os pontos de vacinação serão instalados nos principais terminais do transporte coletivo, além de praças e parques de Aparecida. O objetivo é ampliar o acesso à vacinação entre os usuários do transporte público e conter a disseminação de doenças respiratórias.
“As vacinas salvam vidas e são uma ferramenta essencial para proteger a saúde da nossa população. Por isso, estamos levando a imunização para onde as pessoas estão, garantindo mais acesso, comodidade e cuidado com quem mais precisa”, declarou o prefeito Leandro Vilela.
O cronograma da campanha se estende até o dia 23 de maio, sempre das 17h às 21h. A aplicação das vacinas ocorrerá em diferentes pontos da cidade, conforme o calendário abaixo:
Cronograma de vacinação – Terminais, praças e parques
- 15/05 (quinta-feira) – Terminal Cruzeiro / Parque da Família
- 16/05 (sexta-feira) – Terminal Cruzeiro / Parque Lafaiete
- 19/05 (segunda-feira) – Terminal Garavelo / Parque da Criança
- 20/05 (terça-feira) – Terminal Garavelo / Terminal Vila Brasília
- 21/05 (quarta-feira) – Terminal Vila Brasília / Terminal Veiga Jardim
- 22/05 (quinta-feira) – Terminal Veiga Jardim / Terminal Cruzeiro
- 23/05 (sexta-feira) – Terminal Cruzeiro / Terminal Garavelo
Imunização infantil segue nas UBSs e na Central de Imunização
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de vacinar também as crianças, especialmente contra a gripe, doença que pode evoluir para quadros graves. A vacinação infantil está mantida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Imunização do município.
Estão entre os grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, além de trabalhadores da saúde e da educação. A campanha também destaca a importância da vacinação para esses públicos como medida de proteção coletiva.
Para receber as doses, é necessário apresentar um documento com foto. A apresentação do cartão de vacinação, embora não obrigatória, é recomendada para facilitar o registro e atualização da caderneta.