Forno e chaminé usados no conclave foram recolhidos, abrindo espaço para visitação pública
Com o fim da eleição papal, a Capela Sistina foi restaurada à sua configuração habitual. Foram desmontadas as estruturas temporárias utilizadas no conclave, como o tablado elevado, as mesas e as 133 cadeiras destinadas aos cardeais eleitores. A Santa Sé também recolheu os equipamentos que simbolizam o processo eleitoral: o forno para incineração dos votos e a icônica chaminé por onde foi emitida a fumaça branca, sinalizando ao mundo a escolha do novo Papa.
Sem os bloqueadores de sinal instalados durante o conclave, turistas ainda enfrentaram dificuldade de acesso à internet dentro da capela, o que comprometeu o uso de aplicativos de mensagens.
Atmosfera agitada contrasta com o silêncio do conclave
O ambiente desta segunda-feira contrastava fortemente com o recolhimento vivido pelos cardeais nos dias anteriores. Barulhenta e lotada, a visitação pública ofereceu uma experiência distinta daquela marcada pelo silêncio e solenidade do processo de escolha do pontífice.
Apesar do cenário tumultuado, muitos brasileiros celebraram a oportunidade de estar presentes nesse momento histórico.
— Comprei os ingressos antes de o Papa Francisco morrer. Foi uma bênção poder estar aqui no dia da reabertura — relatou o mineiro Vinícius Borges, que pagou 40 euros (cerca de R$ 250) pelo ingresso em um site especializado em turismo. Além da visita à capela, ele teve acesso a um audioguia para percorrer os Museus do Vaticano.
Brasileiros relatam emoção e restrições durante a visita
A professora Maria Lucila Lago, de Brasília, afirmou ter se emocionado ao contemplar os afrescos da capela, em especial o célebre “Juízo Final”, de Michelangelo. Ela organizou a viagem com amigas logo após o falecimento de Francisco. O grupo foi acompanhado por um padre da Arquidiocese de Brasília, que atuava como guia.
— É uma emoção muito grande entrar aqui. Mas podiam deixar a gente tirar foto, né? — comentou, resignada, após ser orientada a guardar o celular até o fim da visita.