Evento destacou integração entre o campo e a cidade e contou com a participação do governador Ronaldo Caiado e outras autoridades
A tradicional cavalgada que marca o início da Exposição Agropecuária de Goiânia reuniu centenas de cavaleiros na manhã deste sábado (10), em um percurso pelas principais vias da capital goiana. A atividade, que antecede a 78ª edição da feira, celebrou a cultura rural e reafirmou os laços entre os setores urbano e agropecuário.
O governador Ronaldo Caiado participou montado em sua mula, chamada Africana, ao lado do vice-governador Daniel Vilela, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e de outras autoridades estaduais e municipais. O trajeto incluiu passagens pela região da Rua 44, Avenida Goiás, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e o Bosque dos Buritis.

Durante a cavalgada, Caiado destacou a importância da Exposição Agropecuária como símbolo do agronegócio goiano e da cultura do estado. “Será uma festa democrática e participativa. As pessoas terão acesso a shows maravilhosos com gente de Goiás e do Brasil e vamos apresentar aquilo que é fruto do trabalho do produtor rural, que orgulha e que sempre alicerçou a vida desse país. É uma homenagem ao homem do campo. É a integração do setor urbano e rural, todos convergindo conforme a nossa cultura em Goiás”, afirmou o governador.

O vice-governador Daniel Vilela também ressaltou o momento positivo que vive a capital e a expectativa em torno do evento. “Goiânia vive novos ares e um novo momento. A festa deste ano vem também para refletir e trazer todo esse sentimento aos goianienses”, declarou. Ele ainda reforçou o compromisso do Estado com a segurança durante os dias da feira. “As nossas forças de segurança estão integradas, todas trabalhando para atender a nossa gente”, garantiu.

Sandro Mabel, prefeito da capital, chamou atenção para a gratuidade da exposição como medida para democratizar o acesso da população ao evento. “Nós conseguimos dar uma primeira arrumada em Goiânia, e o goianiense começa a perceber que a cidade está melhorando. Decidimos tornar a festa democrática, para que todas as famílias possam participar. Por isso, decidimos não cobrar ingresso, para que todos aproveitem a festa que é um presente para os goianienses”, afirmou.
Anfitrião da cavalgada e presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto agradeceu o apoio do Governo de Goiás e destacou o papel do setor agropecuário no desenvolvimento econômico do estado. “Nos sentimos apoiados, e é por isso que a força desse setor impulsiona a economia goiana. A presença do Governo de Goiás aqui conosco representa esse apoio”, disse.
A 78ª Exposição Agropecuária de Goiânia ocorrerá entre os dias 15 e 25 de maio, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira. A programação musical reúne artistas como Wesley Safadão, Belo, Pablo, Murilo Huff, Simone Mendes, Amado Batista, Léo Foguete, Matogrosso e Mathias, Natanzinho Lima, Edson e Hudson, e Luan Pereira. A expectativa é que o evento receba mais de 500 mil visitantes.
