Líder espiritual de mais de um bilhão de fiéis no mundo, o papa também acumula funções políticas como chefe de Estado do Vaticano
Com a morte do papa Francisco, aos 88 anos, no último dia 21 de abril, e a eleição de Leão 14 como seu sucessor, a atenção global se voltou mais uma vez ao Vaticano. Em meio ao processo de escolha do novo líder da Igreja Católica, surgem dúvidas sobre o cotidiano e os papéis desempenhados pelo papa, considerado o 267º sucessor de São Pedro.
Além de guiar espiritualmente os católicos, o papa exerce o comando do Vaticano, o menor país do mundo em extensão territorial, com status de Estado soberano. Veja abaixo respostas a perguntas frequentes sobre o pontífice.
Qual é o salário de um papa?
O cargo de papa prevê uma remuneração simbólica, estimada em 2.500 euros mensais — valor que era recebido por Bento 16. Francisco, no entanto, abriu mão do pagamento desde o início de seu pontificado. As despesas relativas ao pontífice, como moradia, alimentação e deslocamentos, são custeadas pela Santa Sé.
Onde vive o papa?
Tradicionalmente, os papas residem em um apartamento no Palácio Apostólico, sede oficial da administração da Igreja. Francisco, no entanto, optou por morar na Casa Santa Marta, um alojamento mais simples dentro do Vaticano, utilizado também por cardeais durante o conclave. Ainda não foi divulgado onde residirá Leão 14.
Existe idade mínima ou máxima para ser papa?
Em teoria, qualquer homem batizado e celibatário pode ser eleito papa, independentemente da idade ou da posição eclesiástica. Não há exigência de que o escolhido seja cardeal, embora, na prática, isso não ocorra desde o século 14.
Quem foi o último papa italiano?
O último italiano eleito papa foi Albino Luciani, que assumiu o nome de João Paulo 1º em 1978. Seu pontificado, no entanto, durou apenas 33 dias. Antes dele, o papa Paulo 6º — Giovanni Battista Montini — exerceu o cargo entre 1963 e 1978.
Quantas línguas fala um papa?
O número de idiomas varia conforme o pontífice. Em geral, todos são fluentes em italiano e latim. Francisco, por exemplo, falava espanhol (sua língua materna), além de alemão, inglês, francês e compreendia o português. João Paulo 2º, polonês de origem, também dominava várias dessas línguas, incluindo o polonês.
Quais títulos e funções o papa exerce?
Além de ser o líder espiritual da Igreja Católica, o papa acumula diversas funções religiosas e políticas. Ele é:
-
Bispo de Roma
-
Vigário de Jesus Cristo
-
Sucessor do príncipe dos apóstolos (Pedro)
-
Sumo pontífice da Igreja Universal
-
Primaz da Itália
-
Arcebispo e metropolita da província romana
-
Soberano do Estado da Cidade do Vaticano
-
Servo dos servos de Deus
Entre suas atribuições estão a nomeação de bispos e cardeais, a promulgação de encíclicas e orientações doutrinárias e a canonização de santos. O papa também pode implementar reformas pastorais — como fez Francisco ao restringir a celebração da missa em latim e autorizar a bênção a casais LGBTQIA+.