“Nada melhor que comemorar com atendimentos à população. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirmou a primeira-dama, Gracinha Caiado.
Evento marca os 61 anos de emancipação política do município e oferece serviços gratuitos à população.
Em celebração ao aniversário de 61 anos de emancipação política de Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, inaugurou nesta terça-feira (6) uma edição itinerante do programa social do governo estadual.
“Nada melhor que comemorar com atendimentos à população. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirmou Gracinha durante a abertura da programação, que se estende até quarta-feira (7) com serviços gratuitos voltados à população de baixa renda.
A cerimônia também foi marcada pela entrega de benefícios sociais e pela homenagem à primeira-dama, que recebeu o título de cidadã padre-bernardense. “Vim trazer o Goiás Social e sou surpreendida como cidadã de Padre Bernardo. Quando recebo um título como esse sinto que minha responsabilidade com a cidade cresce”, declarou ao agradecer a honraria.
Durante o evento, Gracinha Caiado anunciou a construção de mais 27 unidades habitacionais no município, sem custos para os beneficiários. A iniciativa complementa as 32 moradias já entregues em 2023 dentro da mesma modalidade.
O prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, destacou a sintonia entre os governos estadual e municipal como fator essencial para o progresso local. “A gente tem que se espelhar no que está dando certo, e Goiás está nesse rumo”, afirmou. “Isso é trabalhar em parceria, pensando sempre com empatia lá na ponta, para atender os distritos e a zona rural”, completou.
A secretária municipal de Assistência Social, Andressa Franciele, também falou sobre os impactos positivos dos programas estaduais, especialmente o Mães de Goiás. “Recebia em média 50 pedidos de cesta básica por dia, e era uma luta para conseguir atender todos. Com o Mães de Goiás, as nossas mães hoje têm dignidade, recebem o cartão, vão ao mercado e fazem as compras para seus filhos”, relatou.
Entre os moradores atendidos estava Carmelita Pereira, dona de casa que chegou ao local acompanhada dos quatro netos. “Vim por causa dos exames de vista”, contou, explicando que as crianças enfrentavam dificuldades para enxergar. Para ela, o Goiás Social é “muito importante”, por oferecer acesso gratuito a serviços essenciais.
Estrutura e atendimentos
A estrutura do Goiás Social foi montada ao lado do Hospital Municipal Márcia Maria Gonzaga, no Setor Vila Maria. Os estandes de atendimento permanecem abertos ao público até o meio-dia desta quarta-feira (7). Entre os serviços disponíveis estão emissão de documentos, vacinação, exames oftalmológicos, atendimento médico, orientação jurídica e inscrições para cursos de qualificação profissional.
Também são distribuídos, no local, cartões dos programas sociais Mães de Goiás, Dignidade e Goiás por Elas. A ação conta com apoio da Prefeitura de Padre Bernardo e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que também prestam atendimento à população durante o evento.