“Nos momentos mais difíceis, como enchentes e incêndios, os que mais sofrem são as pessoas carentes. E vocês, bombeiros militares, são aqueles que chegam primeiro para ajudar”, declarou primeira-dama, Gracinha Caiado.
Com recursos do Fundo Protege e emendas parlamentares, foram repassados 30 veículos e itens para atendimento pré-hospitalar, resgate em altura e operações de mergulho.
A primeira-dama de Goiás e coordenadora do programa Goiás Social, Gracinha Caiado, participou nesta segunda-feira (5) da entrega de 30 viaturas e novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A cerimônia ocorreu no Quartel do Comando-Geral da corporação, no Jardim América, em Goiânia. Os bens foram adquiridos com um investimento superior a R$ 16 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado (Fundo Protege), de emendas parlamentares estaduais e federais e da União.
Durante o evento, Gracinha ressaltou que o Fundo Protege tem como finalidade atender a população em situação de vulnerabilidade social e destacou o papel essencial dos bombeiros nesses contextos. “Nos momentos mais difíceis, como enchentes e incêndios, os que mais sofrem são as pessoas carentes. E vocês, bombeiros militares, são aqueles que chegam primeiro para ajudar”, declarou.
A primeira-dama também sublinhou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento da atuação da corporação. “Os bombeiros de Goiás se movem pelo desafio, são estimulados pela dificuldade e nunca, jamais, desistem do seu objetivo. Realizam o seu trabalho sem perder o olhar sensível aos mais vulneráveis e a capacidade de estender a mão a quem mais precisa”, afirmou. “Vocês são o braço forte do Estado em todos os cantos de Goiás, sempre presentes nos momentos em que o cidadão mais precisa de ajuda. Sem o trabalho dos bombeiros, Goiás não seria o estado mais seguro do Brasil e não teria o mais bem avaliado programa de superação da pobreza”, completou, fazendo referência ao Goiás Social.
Novos equipamentos
A entrega incluiu seis camionetes de salvamento, 13 viaturas de resgate pré-hospitalar, três veículos administrativos, dois caminhões de combate a incêndio e salvamento, oito utilitários (UTV) para combate a incêndios e um posto de comando móvel. Também foram repassados itens específicos para operações de mergulho, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar.
Segundo o comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Vaz Júnior, os novos recursos serão distribuídos por todo o estado, com atenção especial às comunidades mais vulneráveis. “Esses veículos serão distribuídos praticamente por todo o estado, nos principais parques, para que a gente possa proteger as comunidades mais vulneráveis, as pessoas que ali realmente dependem do governo, levando alimento e levando também dignidade e salvamento”, afirmou.
O coronel destacou o comprometimento da tropa. “Essa conquista é de todos integrantes da corporação, que no dia a dia encara com bravura os desafios da nossa missão. Vocês são a alma do Corpo de Bombeiros”, disse.
Ele também atribuiu os avanços na infraestrutura da corporação ao apoio da primeira-dama.“Implementamos a ampliação e descentralização dos atendimentos, fortalecendo a capacidade operacional em todo o Estado”, explicou. “A atuação sensível e dedicada de Gracinha tem sido fundamental para aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros da comunidade, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade.”
Outros investimentos
Além das viaturas entregues nesta segunda-feira, o CBMGO recebeu outros sete veículos em 2024, também adquiridos com recursos do Fundo Protege. Foram duas caminhonetes de salvamento, dois caminhões voltados ao combate de incêndios florestais, um ônibus para transporte de tropa, um caminhão baú e um repetidor de sinal digital portátil. O investimento totalizou R$ 4,8 milhões.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), o Corpo de Bombeiros realizou 199.957 atendimentos em 2024 — alta de 2,3% em comparação com o ano anterior. Houve ainda aumento de 3,9% no número de resgates (100.679 no total) e de 31,8% nas ações de combate a incêndios urbanos e florestais (16.419 ocorrências). Já as operações de transporte aéreo somaram 343 registros, crescimento de 26,1% em relação a 2023.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, elogiou a estrutura da corporação. “O Corpo de Bombeiro do Estado de Goiás é um dos mais modernos e mais bem equipados do país. Somos referência em segurança pública e os Bombeiros não ficariam atrás”, afirmou. “Estamos equipando os postos avançados no interior e modernizando a prestação do serviço de emergência e prevenção, que é um trabalho muito bem feito”, completou.