“A Adial é uma instituição que se fortaleceu muito, principalmente em Goiás, pela parceria que tem com o governo estadual. É uma parceria sadia, que realmente apresenta propostas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Investimentos públicos para fortalecer o setor industrial e atrair novos negócios foram enfatizados na cerimônia de posse de Edwal Portilho como presidente-executivo da entidade.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou na noite desta segunda-feira (28), em Goiânia, a parceria estratégica entre o Governo de Goiás e o setor empresarial como fator essencial para o crescimento econômico do estado. A declaração foi feita durante a posse da nova diretoria da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), a principal entidade representativa das indústrias e operadoras logísticas goianas.
Durante o evento, Caiado reforçou o compromisso da gestão estadual em manter aberto o diálogo com a entidade para impulsionar o desenvolvimento. “A Adial é uma instituição que se fortaleceu muito, principalmente em Goiás, pela parceria que tem com o governo estadual. É uma parceria sadia, que realmente apresenta propostas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
O chefe do Executivo estadual atribuiu à união entre o governo e a Adial o desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) goiano em 2024, no qual os setores industrial e de serviços superaram a agricultura em crescimento. “Goiás, a cada dia que passa, está batendo o PIB, aumentando o seu parque industrial, trazendo maior capacidade de transformação de seus produtos primários”, destacou.
O bom momento econômico do estado, segundo Caiado, é sustentado pelo equilíbrio financeiro, segurança jurídica e institucional. Nos anos de 2024 e 2025, Goiás captou R$ 9,2 bilhões em investimentos privados, de acordo com informações da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).
Posse de Edwal Portilho
A cerimônia também marcou a posse de Edwal Portilho, conhecido como Tchequinho, como novo presidente-executivo da Adial para o período de abril de 2025 a abril de 2028. “Como governador não só reconheço, mas também agradeço as parcerias que nós fizemos e que tanto contribuíram para a gestão de Goiás. Parabéns ao Tchequinho pela nova função”, disse Caiado.
Com 14 anos de atuação na Adial, Tchequinho assume a liderança com a proposta de dar continuidade às ações da gestão anterior, liderada por José Garrote.“Em 30 anos nós caminhamos bastante na Adial, transformando o parque industrial goiano, levando-o para a sétima posição no país. A nossa expectativa é trabalhar buscando fatores de competitividade que possam ressaltar e valorar nossos produtos produzidos aqui em Goiás”, declarou.
Tchequinho também ressaltou a importância dos incentivos fiscais para o desenvolvimento do estado e afirmou que trabalhará para mitigar os impactos da reforma tributária, além de priorizar melhorias na infraestrutura elétrica, rodoviária e logística em parceria com os governos estadual e federal.
O vice-governador Daniel Vilela elogiou a escolha de Tchequinho para liderar a entidade. “Essa eleição é fruto do seu trabalho. Todos os empresários e associados da Adial entenderam que ele é a melhor opção e eu sei o quanto ele vai colaborar, não só com a Adial, mas principalmente com o Estado de Goiás”, disse. Vilela ainda reforçou o papel da associação como parceira do governo na interlocução com investidores nacionais e estrangeiros.
Adial: 30 anos de história
A Associação para o Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) foi criada em 1995 como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com o objetivo de fortalecer o parque industrial e as operações logísticas, impulsionando o crescimento econômico e social do Estado de Goiás. Atualmente, a Adial conta com mais de 140 empresas associadas. Segundo José Garrote, a Adial é um espaço de diálogo e colaboração, onde o foco é na construção de pontes. “Aqui não há espaço para divergências. Estamos sempre preparados para discutir, debater e encontrar soluções que beneficiem a todos. Esta é a essência da Adial, esta é a nossa abordagem”, explicou.
A cerimônia contou com a presença de prefeitos, empresários, líderes de federações, parlamentares e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.