“É algo que emociona, porque é uma história de vida. São quase 40 anos nessa luta”, expressou Caiado ao receber uma placa em reconhecimento público pelos resultados, compromisso e histórico em defesa do setor.
Instituições que representam 400 mil agentes de todo o Brasil reconhecem o compromisso e a eficácia do governador na área
Em um gesto de reconhecimento, lideranças das principais entidades nacionais da segurança pública prestaram homenagem ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (24/4), em Brasília.“É algo que emociona, porque é uma história de vida. São quase 40 anos nessa luta”, expressou Caiado ao receber uma placa em reconhecimento público pelos resultados, compromisso e histórico em defesa do setor. As instituições que participaram da homenagem representam, em conjunto, cerca de 400 mil agentes de segurança pública de todo o país.
“Sem segurança pública não tem desenvolvimento econômico, não tem dignidade, não tem a liberdade de ir e vir e não tem o Estado Democrático de Direito”, ressaltou Caiado, que se reuniu com as diretorias das associações nacionais dos Militares do Brasil (Amebrasil), de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), dos Delegados de Polícia (Adepol) e da Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme).
O encontro também abordou temas como a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança e o cenário econômico e fiscal brasileiro. “Caiado tem sido para nós um baluarte na defesa da segurança pública do Brasil”, afirmou o presidente da Amebrasil, coronel Elias Miller. “Estamos hoje dando um voto de gratidão por tudo que ele fez. Não pelo que vai fazer, porque nós sabemos, quem fez, faz e fará”, acrescentou.
A iniciativa reconhece o histórico de apoio, compromisso e parceria do governador com os profissionais de segurança pública, desde sua atuação como parlamentar no Congresso Nacional. “Um reconhecimento não pelo agora, mas por todo o histórico”, declarou o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (Assof-GO), coronel Allan Cardoso. “Demonstra também muita clareza e muita acessibilidade ao sentar conosco e discutirmos vários pontos que são de interesse da segurança pública”, completou.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destacou o respaldo institucional e político de Caiado às corporações e seus profissionais. “Trabalhamos de forma integrada, de forma inteligente, em conjunto. Estamos aqui junto com as associações, as federações, os sindicatos nacionais, mostrando o que foi sucesso, o que está sendo sucesso na segurança pública do estado de Goiás”, afirmou.
Resultados na Segurança Pública de Goiás
Desde que assumiu seu primeiro mandato em 2019, Caiado implementou políticas que resultaram em uma significativa melhora na segurança pública de Goiás. O estado, que anteriormente enfrentava altos índices de criminalidade, hoje se destaca como um dos mais seguros do país, após investimentos de R$ 17 bilhões no setor.
A redução de crimes violentos contra a vida é notável, com uma queda de 55% nos homicídios dolosos entre 2018 e 2024. O latrocínio registrou uma diminuição de 84% no mesmo período. Os índices de roubo e furto também apresentaram reduções significativas, com o roubo de veículos diminuindo em 93% e o roubo a transeunte em 88%.
Outros crimes, como furto a transeunte e furto em residência, também apresentaram quedas expressivas. Além disso, Goiás não registrou roubos a instituições financeiras em 2024.


