Fogo começou na manhã desta segunda e foi contido rapidamente; investigação foi aberta para apurar origem do incêndio
Uma explosão seguida de incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (21), a plataforma Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras na Bacia de Campos, no litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro. O acidente deixou 11 trabalhadores feridos, sendo que um deles precisou ser resgatado do mar com queimaduras nas mãos e na cabeça. A informação é do Sindicato dos Petroleiros de Nova Friburgo (Sindipetro-NF).
O episódio ocorreu por volta das 7h25 e mobilizou equipes de emergência e resgate. As chamas foram controladas rapidamente. O trabalhador que caiu no mar foi retirado da água consciente pela embarcação Locar XXII, onde recebeu atendimento médico. Segundo o sindicato, 176 pessoas estavam a bordo da plataforma no momento do incidente.
De acordo com o diretor do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, a estrutura apresentava problemas de manutenção. “A plataforma estava há muito tempo sem manutenção adequada. Ainda há fumaça no local, e será necessário abrir uma comissão de investigação para identificar as causas do incêndio”, declarou.
A Petrobras confirmou, por meio de nota, que o incêndio foi controlado pelas equipes de resposta à emergência. A empresa também informou que a produção na unidade permanece interrompida e que as comunicações foram temporariamente afetadas. O escoamento de gás também foi suspenso.
Ainda segundo a companhia, a plataforma Cherne 1 está desativada desde 2020. A estatal ressaltou que todos os trabalhadores a bordo estão em segurança e que aqueles não essenciais serão desembarcados preventivamente, enquanto é realizada a avaliação da integridade da estrutura.
Uma comissão será instaurada para apurar as causas do acidente.