Centro-Oeste e Sudeste devem ser as regiões mais impactadas por temporais; frente fria também provoca queda de temperatura no Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (17) em quase todo o território nacional. A previsão preocupa especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde há maior risco de temporais. A instabilidade climática deve se intensificar com a chegada de uma frente fria a partir de sexta-feira (18), impactando as condições meteorológicas durante o feriado prolongado de Tiradentes.
De acordo com a Climatempo, o sistema frontal, que começa a se formar na Região Sul, encontrará um cenário favorável para precipitações volumosas, com elevada disponibilidade de umidade e temperaturas acima da média para esta época do ano. “As condições para chuva no Brasil ainda estão altas porque ainda tem muita umidade disponível e a atmosfera está quente para os padrões desta época”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim.
A frente fria deve avançar rapidamente pelo Sudeste, alcançando o litoral da Bahia, e trará consigo uma massa de ar polar, que provocará queda de temperatura, principalmente na Região Sul, onde há previsão de geadas nas manhãs de domingo (20) e segunda-feira (21). Nas demais regiões, a massa de ar deve apenas amenizar a sensação de abafamento.
Previsão por região
Sul
A Região Sul inicia o feriado com pancadas de chuva nos três estados. No sábado (19), o sistema frontal se intensifica, com chuvas mais concentradas em Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul deve ter tempo mais firme, mas com nuvens nas áreas serranas e no noroeste. No domingo, a atuação do ar frio deve fazer as temperaturas despencarem, com mínimas abaixo de 10 °C e possibilidade de geada na serra gaúcha. A segunda-feira deve registrar tempo seco, típico de outono, com sol predominante e temperaturas amenas.
Sudeste
No Sudeste, o feriado começa com forte instabilidade. Na sexta, áreas de instabilidade atingem o interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Com o avanço da frente fria no sábado, há risco de chuvas intensas em todos os estados da região. No domingo, a chuva deve se concentrar no norte de Minas e no Espírito Santo, enquanto o sol retorna ao interior de São Paulo e ao Triângulo Mineiro. Na segunda, as precipitações devem persistir no litoral, com pancadas moderadas até a divisa com a Bahia.
Centro-Oeste
Apesar das chuvas previstas, o Centro-Oeste deve registrar períodos significativos de sol ao longo do feriado. Na sexta e no sábado, há risco de temporais no Mato Grosso do Sul. As temperaturas devem cair ligeiramente com a chegada da frente fria. Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também devem ter pancadas de chuva. No domingo, o ar mais frio se espalha, tornando o clima mais ameno, sobretudo no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Na segunda, o tempo firme deve predominar em MS, enquanto nas demais áreas da região ainda há chance de chuvas isoladas.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos da região, deve manter o tempo chuvoso em boa parte da Região Norte durante o feriado. Na sexta e no sábado, o sol aparece mais no Acre, sul e leste do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins. No entanto, a partir de domingo, a instabilidade volta a crescer, com aumento da probabilidade de chuvas nessas áreas.
Nordeste
A previsão é de volumes expressivos de chuva, sobretudo no litoral da Bahia, onde a frente fria deve atuar com mais intensidade a partir de sábado. Também há expectativa de pancadas frequentes no centro-norte do Maranhão e Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e leste da Paraíba e Pernambuco. Já em Sergipe, Alagoas, sertão pernambucano, sul do Piauí e norte da Bahia, o tempo deve permanecer seco e ensolarado. Na segunda, o risco de chuva moderada a forte se concentra no litoral baiano e regiões próximas da divisa com Minas Gerais.