“O Estado só vai bem quando as pessoas estão bem. É por elas que estamos aqui, levando dignidade e oportunidades reais”, afirmou a primeira-dama Gracinha Caiado.
Iniciativa do Governo de Goiás promove atendimentos gratuitos até sábado (12) e entrega benefícios sociais à população
A primeira-dama Gracinha Caiado conduziu, nesta sexta-feira (11), a abertura oficial da edição do Goiás Social em Niquelândia, município localizado no Norte do Estado. O programa, que reúne uma série de serviços gratuitos e benefícios sociais, permanece na cidade até sábado (12), com atendimento à população por meio da parceria entre o Governo de Goiás e a prefeitura local.
Durante a cerimônia, Gracinha foi homenageada com o título de Cidadã Niquelandense pela Câmara Municipal. Ao agradecer a honraria, reforçou o compromisso com as famílias mais vulneráveis do Estado. “O Estado só vai bem quando as pessoas estão bem. É por elas que estamos aqui, levando dignidade e oportunidades reais”, declarou. Em seu discurso, destacou ainda a relevância da iniciativa. “Já fizemos 1,6 milhão de atendimentos dentro do Goiás Social. E aqui em Niquelândia não será diferente, vamos continuar os trabalhos.”
A ação contempla a entrega de mais de 1,5 mil benefícios sociais, como cadeiras de rodas, enxovais para bebês, fraldas e caixas de leite especial. Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) distribuirá cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás por Elas, bem como documentos como a Carteira do Autista, o Passe Livre da Pessoa com Deficiência e o Passaporte da Pessoa Idosa.
A autônoma Jairene da Silva Assunção, beneficiada com o Mães de Goiás, comemorou o auxílio.“Para terem uma ideia, já fizemos 1,6 milhão de atendimentos dentro do Goiás Social. E aqui em Niquelândia não será diferente, vamos continuar os trabalhos”, afirmou.
O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira, destacou o perfil municipalista do governador Ronaldo Caiado e agradeceu pela estrutura oferecida ao município. “Gratidão por trazer esse megaevento para nossa cidade”, declarou. Ele também confirmou a futura implantação do Restaurante do Bem na região. “Vai ajudar a quem precisa”, acrescentou
Para o titular da Seds, Wellington Matos, o Goiás Social é hoje o maior programa da área no país. “Mais que benefícios e serviços, ele tem levado garantia de direitos, dignidade e oportunidades reais de transformação pessoal e familiar”, destacou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) distribuirá 100 cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás por Elas, juntamente com unidades da Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Passaporte da Pessoa Idosa. Uma das beneficiadas com o programa Mães de Goiás foi a autônoma Jairene da Silva Assunção, que destacou a importância do auxílio para mães que cuidam de crianças. “Para nós, mães, é um desafio diário. Esta renda extra é de grande ajuda e faz toda a diferença”, afirmou a mulher, que é mãe de dois filhos.
Ações de saúde, cidadania e assistência jurídica
Além da distribuição de benefícios, o evento conta com atendimentos de saúde, como vacinação, testes rápidos, consultas com clínico geral e exames oftalmológicos. A parceria com o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) garante a entrega imediata de óculos para pacientes diagnosticados com necessidade de correção visual, por meio do programa Olhar para Todos.
A população também pode acessar serviços de cidadania, como emissão de documentos, cortes de cabelo, atividades recreativas e inscrições para cursos. Há ainda suporte jurídico oferecido pela Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), além de ações de mediação e conciliação promovidas pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) irá distribuir mais de 1,5 mil benefícios, incluindo andadores, bengalas, muletas, cadeiras de rodas, colchões, fraldas geriátricas e infantis, enxovais para bebês e caixas de leite especial para crianças. “É uma ação ampla, que acolhe e atende a população com muito carinho e dignidade” – afirmou Adryanna Caiado, diretora-geral da OVG.