“Já estamos com mais de 40 obras estruturantes em corredores logísticos, rotas turísticas e conexões que beneficiam moradores em cada canto do Estado”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
Com o fim do período chuvoso, o Governo de Goiás acelerou o cronograma de investimentos em infraestrutura rodoviária.
Mais de 40 obras estão em execução em diferentes regiões do estado, incluindo projetos de pavimentação, restauração, duplicação, construção de pontes e viadutos, além de intervenções de melhorias funcionais em cerca de 1,8 mil quilômetros da malha viária estadual.
A execução é coordenada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e envolve recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). As ações visam ampliar a segurança viária, fomentar o turismo regional e melhorar a logística de escoamento da produção agroindustrial.
“Já estamos com mais de 40 obras estruturantes em corredores logísticos, rotas turísticas e conexões que beneficiam moradores em cada canto do estado”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “2025 é o ano da infraestrutura em Goiás. Vamos intensificar o ritmo das obras contratadas e ampliar a abertura de novas frentes de trabalho”, assegura.
Obras em todas as regiões
No Nordeste goiano, quatro frentes de pavimentação e recuperação estão em curso. Entre elas, a pavimentação da GO-108, entre Guarani de Goiás e o Parque Estadual de Terra Ronca, e da GO-110, de Iaciara ao distrito de Estiva. Também há melhorias na GO-112, entre Simolândia e Iaciara, e na GO-114, em Flores de Goiás.
Na região Norte, 13 obras estão em andamento, incluindo a pavimentação da GO-154, que liga Novo Planalto a Cruzeiro do Norte, em Bonópolis — o último município goiano ainda sem acesso asfaltado. Destacam-se também a GO-244, entre Porangatu e Montividiu do Norte, e a restauração da GO-151, de Porangatu a Mutunópolis. Outros trechos, como a GO-132, entre Muquém e a BR-080, também recebem melhorias.
A Região Metropolitana de Goiânia conta com seis obras, entre elas a construção de dois viadutos estratégicos: o do Portal da Fé, na GO-060 em Trindade, e outro na confluência das GOs 020 e 536, na entrada de Senador Canedo. Ambos têm o objetivo de desafogar o trânsito e aumentar a segurança nas vias de acesso à capital.
Na região conhecida pela produção de jabuticabas, a Goinfra está em fase de conclusão da pavimentação da GO-319, ligando Nova Fátima (Hidrolândia) à GO-040 — uma demanda aguardada há décadas por moradores locais.
As regiões Oeste, Noroeste e Centro também estão contempladas com obras de pavimentação e restauração, como na GO-460 (São Patrício a Diolândia, em Itapuranga), GO-070 (Itapirapuã a Matrinchã) e GO-164 (Goiás a Faina).
No Sul e Sudeste goiano, dez obras estão em execução, com destaque para as duplicações da GO-320 (Goiatuba à BR-153) e da GO-213 (Morrinhos a Caldas Novas), esta última em parceria com o Exército Brasileiro. Também está em andamento a duplicação da GO-139, entre Piracanjuba e Morrinhos, incluindo a construção de um viaduto e pontes.
Investimentos do Fundeinfra
Do total de obras, 12 contam com financiamento do Fundeinfra. Entre elas, a pavimentação da GO-219, entre São Miguel do Passa Quatro e o distrito de Egerineu Teixeira (Orizona), e a duplicação da GO-210 em Rio Verde, com pavimento rígido — solução indicada para trechos com tráfego intenso e pesado.
Segundo a Goinfra, as intervenções têm impacto direto na qualidade de vida da população, ao reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança no trânsito e impulsionar cadeias produtivas como a agricultura, a indústria, o turismo e a gastronomia.