“Queremos ampliar a discussão sobre mobilidade com foco nas pessoas. Em Goiânia, estamos investindo em tecnologia para melhorar o tráfego, priorizar o transporte coletivo e dar mais segurança a pedestres e motociclistas”, afirmou Mabel afirmou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, foi nomeado vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada nesta segunda-feira (7) em Brasília. A FNP reúne os gestores das principais cidades brasileiras e atua na articulação de políticas públicas em defesa dos interesses dos municípios.
Ao assumir o novo cargo na diretoria temática da FNP, Mabel destacou o compromisso com políticas voltadas às pessoas. “Queremos ampliar a discussão sobre mobilidade com foco nas pessoas. Em Goiânia, estamos investindo em tecnologia para melhorar o tráfego, priorizar o transporte coletivo e dar mais segurança a pedestres e motociclistas”, afirmou Mabel afirmou.
Desde o início da atual gestão, em janeiro, a administração municipal tem implementado diversas medidas com foco em mobilidade urbana. Entre elas estão a adoção da conversão livre à direita, a liberação de corredores de ônibus para motociclistas, a reprogramação dos semáforos, a criação de um Centro de Controle Operacional e intervenções viárias para qualificar o trânsito na capital. “Com planejamento técnico, uso de tecnologia e foco em resultados rápidos, Goiânia avança rumo a um modelo moderno de mobilidade”, disse o prefeito.
A gestão também prevê a requalificação de 26 corredores principais da cidade, o que pode gerar um aumento de até 40% na velocidade média do transporte coletivo. Estima-se ainda uma economia superior a R$ 50 milhões em quatro anos, a partir de acordos estratégicos com diferentes setores. “A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos tem atuado de maneira importante para melhorias nos municípios. Na comissão de mobilidade, quero fomentar a busca por iniciativas que impactem diretamente a vida dos cidadãos”, afirmou Mabel.
Entre as ações em andamento, estão a implantação de ônibus de menor porte em linhas de bairro, a sincronização semafórica nos corredores do BRT e intervenções preventivas em áreas com histórico de risco, como a Marginal Botafogo.
Sobre a FNP
Criada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos é a única entidade municipalista do país liderada exclusivamente por chefes do Executivo municipal no exercício do cargo. A organização congrega todas as capitais brasileiras e municípios com mais de 80 mil habitantes. Atualmente, a FNP representa 415 cidades médias e grandes, onde vivem cerca de 61% da população brasileira e se concentra 74% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, conforme dados de 2021.
A estrutura da entidade é composta por uma diretoria executiva, vice-presidências temáticas e por faixas populacionais, representações estaduais e um conselho fiscal.