Com 43 metros de altura, monumento no Vale do Taquari tem mirante em formato de coração e atrai milhares de visitantes.
O município de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, inaugurou neste domingo (6) o Cristo Protetor, monumento que ultrapassa em altura o tradicional Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Com 43 metros de altura, a nova estátua tornou-se o maior Cristo do Brasil, superando em cinco metros a escultura carioca.
A cerimônia de inauguração, realizada aos pés do monumento no Morro das Antenas, contou com missa celebrada pelo cardeal Dom Silvano Tomasi e pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, além da apresentação da Ópera Gaúcha do Cristo Protetor. Uma mensagem de bênção do papa Francisco foi lida durante o evento. “Estamos vivendo um dia histórico para nossa comunidade. O Cristo de Encantado será oficialmente inaugurado. Uma linda cerimônia acontece neste momento, aos pés do monumento. Que Cristo nos ilumine e seja o caminho para o nosso desenvolvimento”, escreveu o prefeito Jonas Calvi (PSDB) nas redes sociais.
A aposta da prefeitura é transformar o local em novo polo turístico da região, abalada por duas enchentes nos últimos seis meses. Colonizada por imigrantes italianos, Encantado tem cerca de 23 mil habitantes e base econômica centrada na indústria moveleira, calçadista, frigoríficos e cultivo da erva-mate — atividades impactadas pelas inundações.
Estrutura monumental
A estátua foi esculpida pelo artista cearense Markus Moura em concreto armado e aço, com 1.712 toneladas de peso. A estrutura possui braços com envergadura de 36 metros, mirante a 33 metros de altura em formato de coração, e está instalada sobre um pedestal de seis metros, totalizando 43 metros. Na mão direita, há um fragmento abençoado pelo papa Francisco.
“A obra é fruto da união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários que visam marcar a força da fé, da devoção e da gratidão de um povo que venceu pelo trabalho”, informou a prefeitura em nota oficial.
A construção foi financiada por meio de doações e campanhas lideradas pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), entidade criada especialmente para viabilizar o projeto, executado ao longo de dois anos.
O complexo turístico inclui a Capela de Vidro, em homenagem a Santo Scalabrini, conhecido como “Pai dos Migrantes”, canonizado em 2022, além da Fonte dos Apóstolos, com 12 jatos d’água que simbolizam os discípulos de Jesus. O local abriga ainda o Caminho dos Salmos e o Monte das Oliveiras, espaços destinados à reflexão e peregrinação religiosa.
Mesmo antes da inauguração oficial, o monumento já havia recebido cerca de 300 mil visitantes, segundo estimativa da prefeitura.
A visitação ao Cristo Protetor ocorre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 30 para adultos. Crianças de até 12 anos não pagam, enquanto idosos e moradores locais têm entrada reduzida, no valor de R$ 15.
Outras grandes esculturas religiosas
O artista Markus Moura, autor do Cristo de Encantado, também assinou o Cristo de Elói Mendes (MG), com 39 metros de altura e envergadura de 29 metros. Ele é filho do escultor Genésio Moura, o Mestre Ceará, responsável pelo segundo maior Buda do mundo, com 30 metros, em Ibiraçu (ES).
Mestre Ceará também é autor de obras conhecidas como as esculturas do Menino da Porteira, em Ouro Fino, e do Rei Pelé, em Três Corações, ambas em Minas Gerais.
A maior estátua religiosa do Brasil segue sendo a de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), com 42 metros de altura sobre um pedestal de 6 metros e resplendor de 8 metros, totalizando 56 metros. (Estadão Conteúdo).