A fase de grupos da Copa Conmebol Sul-Americana 2025 começa nesta terça-feira (1º), com três representantes brasileiros em campo.
Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense fazem suas estreias no torneio continental em confrontos fora de casa e buscam largar com vitória na competição.
Cruzeiro estreia na Argentina
O primeiro clube brasileiro a entrar em campo será o Cruzeiro. A equipe mineira encara o Unión Santa Fe, na cidade de Santa Fe de la Vera Cruz, às 19h (horário de Brasília), no estádio 15 de Abril. O duelo marca a estreia do Grupo E, que também conta com Palestino (Chile) e Mushuc Runa (Equador).
Em boa fase, o time comandado por Nicolás Larcamón chega embalado pela vitória na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, quando venceu o Mirassol por 2 a 1 no Mineirão. Os gols foram anotados por Dudu e Gabigol, principais reforços da temporada.
O Unión, por sua vez, atravessa momento delicado. A equipe argentina ocupa a 25ª posição na classificação geral da liga local e venceu apenas duas das últimas 11 partidas. O técnico Cristian “Kily” González está pressionado e vê na Sul-Americana uma oportunidade de reação.
Atlético-MG busca recuperação no Peru
Pouco depois, às 21h30, será a vez do Atlético-MG medir forças com o Cienciano, no estádio Garcilaso de la Vega, em Cusco (Peru). As equipes integram o Grupo H, ao lado de Caracas (Venezuela) e Deportes Iquique (Chile).
Após perder para o Grêmio por 2 a 1 na estreia do Brasileirão, o Galo busca retomar a confiança sob o comando do técnico Cuca. Já o Cienciano não vive grande momento na liga nacional: é apenas o 14º colocado, com cinco pontos somados em cinco jogos, embora venha de três partidas sem derrota.
Fluminense encara o Once Caldas na Colômbia
No mesmo horário, o Fluminense enfrenta o Once Caldas, no estádio Palogrande, em Manizales (Colômbia), pelo Grupo F. A chave também conta com San José (Bolívia) e Unión Española (Chile).
O Tricolor inicia sua trajetória no torneio com o técnico interino Marcão, que reassumiu a equipe após a saída de Mano Menezes. O treinador foi demitido após derrota por 2 a 0 para o Fortaleza na abertura do Campeonato Brasileiro.
Adversário da noite, o Once Caldas venceu apenas um dos últimos cinco compromissos e ocupa a décima posição no Campeonato Colombiano. O clube tenta resgatar o protagonismo internacional que marcou sua trajetória em 2004, quando conquistou a Copa Libertadores sobre o Boca Juniors.
Outros jogos desta terça-feira
Além dos confrontos com clubes brasileiros, a rodada de abertura da Sul-Americana terá mais três partidas nesta terça-feira:
-
19h – Nacional Potosí (Bolívia) x Independiente (Argentina), no estádio Victor Ugarte
-
19h – Boston River (Uruguai) x Guaraní (Paraguai), no estádio Centenário, em Montevidéu
-
19h – Deportes Iquique (Chile) x Caracas (Venezuela), em Iquique
A primeira rodada da fase de grupos segue na quarta-feira (2), com a estreia de Corinthians, Vasco, Grêmio e Vitória, e será concluída na quinta-feira, com mais três partidas — todas sem presença de clubes brasileiros.