“O governador Ronaldo Caiado determinou prioridade para as obras no autódromo e temos seguido isso à risca. Estamos com as intervenções dentro dos prazos previstos no planejamento. Entregaremos todas as melhorias dentro do que foi estabelecido junto à Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo”, afirma secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra.
As obras de modernização do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna já estão em andamento, com o objetivo de adequar a estrutura às exigências internacionais para receber, em março de 2026, uma etapa do MotoGP — principal campeonato mundial de motovelocidade.
A competição retorna a solo goiano após um intervalo de 37 anos. A última edição no local ocorreu em 1989. O retorno do evento foi viabilizado por meio de um contrato firmado entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports, empresa responsável pelos direitos comerciais do MotoGP, em dezembro de 2024. A apresentação oficial, com participação de pilotos da categoria, foi realizada neste mês de março.
As intervenções no circuito tiveram início no último dia 26 e contemplam melhorias específicas na pista, voltadas à segurança dos competidores e ao conforto do público. Os trabalhos nos setores de boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico começaram em janeiro deste ano.
De acordo com o governo estadual, as obras seguem padrões internacionais e incluem ampliações nas áreas de escape, instalação de novas muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. A substituição completa do asfalto está prevista para abril. A responsabilidade pelas intervenções na pista é da Brasil MotorSports, promotora do evento no país.
Entre as mudanças, destaca-se o alargamento de cerca de um metro da reta principal e a ampliação das caixas de brita, que haviam sido construídas em 2020. Segundo a gestão estadual, o projeto busca atender integralmente às normas estabelecidas pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, afirma que as obras estão dentro do cronograma previsto. “O governador Ronaldo Caiado determinou prioridade para as obras no autódromo e temos seguido isso à risca. Estamos com as intervenções dentro dos prazos previstos no planejamento. Entregaremos todas as melhorias dentro do que foi estabelecido junto à Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo”, afirma.
Retorno econômico e legado
O contrato assinado prevê a realização da etapa goiana do MotoGP por cinco temporadas, de 2026 a 2030. A expectativa do Governo de Goiás é de que o evento impulsione diversos setores da economia, com impacto estimado em quase R$ 1 bilhão, segundo estudo do Instituto Mauro Borges (IMB).
“A vinda do MotoGP para Goiás vai trazer benefícios que vão muito além do aspecto esportivo e de entretenimento. O Governo de Goiás tem uma estimativa, pelo estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB), de retorno financeiro de quase R$ 1 bilhão para o Estado, com aproximadamente 100 mil visitantes. Muitas áreas da economia serão aquecidas, direta e indiretamente, sem falar no legado que um evento deste porte traz consigo, em termos de estrutura e visibilidade. É um legado que o governador Ronaldo Caiado deixa para Goiás”, avalia Rudson Guerra.