“Desde os tempos de deputado federal, acompanho a luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Vocês são a linha de frente do atendimento, identificando problemas, com um impacto social muito grande. Como médico, sei que esse trabalho é essencial”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Durante o III Encontro Estadual da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (FEDACSE), realizado em Goiânia, o Governador foi homenageado.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reforçou nesta sexta-feira (28) a importância da cooperação entre o Estado e os municípios para assegurar condições adequadas de trabalho aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O posicionamento foi feito durante o III Encontro Estadual promovido pela Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás (Fedacse), em Goiânia, onde Caiado foi homenageado pela atuação em defesa da categoria.
Durante a cerimônia, o governador recebeu uma placa de agradecimento e destacou a relevância do trabalho realizado pelos profissionais que atuam diretamente com a população. “Desde os tempos de deputado federal, acompanho a luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Vocês são a linha de frente do atendimento, identificando problemas, com um impacto social muito grande. Como médico, sei que esse trabalho é essencial”, afirmou.
Atualmente, cerca de 11 mil agentes desempenham suas funções nos 246 municípios goianos, conforme dados da Fedacse. Além de atuarem na promoção da saúde, esses profissionais são responsáveis pela prevenção e controle de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Somente em 2025, o estado registrou mais de 50 mil notificações de dengue, com 26 mil casos confirmados e 16 óbitos.
“Vocês são um verdadeiro exército, que chega lá na casa das pessoas, nos lugares onde a medicina não chega”, acrescentou o governador, ressaltando o alcance do trabalho realizado pelos agentes.
Durante o evento, também foi lembrado o avanço institucional conquistado pela categoria nos últimos anos. A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, destacou a aprovação de três emendas constitucionais que garantiram direitos permanentes à profissão. “Isso só foi possível porque tivemos aliados como o governador Ronaldo Caiado, que sempre garantiu que nossa voz fosse ouvida. Hoje, nossa profissão é reconhecida na Constituição, garantindo direitos permanentes aos agentes”, disse.
Caiado se comprometeu a submeter à análise técnica do governo estadual a proposta de criação de um incentivo financeiro aos agentes, com recursos de contrapartida do Estado. A medida está prevista em um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O secretário estadual da Saúde, Rasível dos Santos, também foi homenageado durante o encontro, que reuniu cerca de 600 participantes, entre profissionais da área, representantes sindicais e autoridades da saúde pública.