“Toda iniciativa que resgata nossas origens e fortalece as tradições goianas merecem o reconhecimento do poder público. E deve ser apoiada e valorizada, sob pena de que as novas gerações não saibam, por exemplo, de como Goiás surgiu e se desenvolveu”, afirmou o vice-governador afirmou Daniel.
Vice-governador participa da abertura do evento montado em mula de Ronaldo Caiado e destaca importância cultural da atividade no estado
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), participou na noite desta quarta-feira (26) da abertura do 2º Encontro de Comitivas de Criadores de Muares, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, no setor Nova Vila. Montado sobre a mula “Estrela”, de propriedade do governador Ronaldo Caiado (UB), ele saudou os participantes e ressaltou a importância histórica e cultural dos muares no processo de formação do estado.
“Toda iniciativa que resgata nossas origens e fortalece as tradições goianas merecem o reconhecimento do poder público. E deve ser apoiada e valorizada, sob pena de que as novas gerações não saibam, por exemplo, de como Goiás surgiu e se desenvolveu”, afirmou o vice-governador afirmou Daniel. “Foram os muares que deram grande suporte ao trabalho dos pioneiros que desbravaram nosso estado”.
O evento reúne cerca de 70 comitivas vindas de diversas regiões do país e segue até domingo (30), com programação que inclui exposições, provas técnicas, apresentações culturais e comercialização de produtos voltados ao segmento. O encontro é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABC Muares), presidida por Waldijan Terêncio.
Durante discurso, Daniel Vilela fez questão de destacar a atuação de Terêncio, também organizador do tradicional Encontro de Muladeiros em Iporá, que chega à sua 17ª edição em 2025. “Com seu jeito simples, Waldijan nos ensina a valorizar a cultura goiana”, disse o vice-governador.
“Este encontro aqui em Goiânia, onde estão cerca de 70 comitivas de diferentes estados do país, também mostra a força deste segmento, que engloba deste os profissionais que lidam com os muares às empresas que comercializam produtos específicos para estes animais”. Após a cerimônia de abertura, Daniel percorreu estandes de produtos agropecuários e ranchos montados para receber os criadores e visitantes no parque de exposições.
Cavalgada no centro de Goiânia
A agenda do vice-governador com os muladeiros continua nesta quinta-feira (27), com a participação em uma cavalgada pelas ruas do centro de Goiânia. Ele deve montar a mula “Arabela”, de sua propriedade, e acompanhar os participantes em um desfile que tem como objetivo divulgar o evento à população urbana e ampliar a visibilidade da atividade.
A expectativa dos organizadores é atrair grande público ao parque de exposições até o encerramento no domingo. A programação inclui ainda premiações, apresentações musicais e atividades voltadas à preservação da cultura sertaneja.