“Este evento nos aproxima das nossas tradições. E quero preservar isso em Goiás. Apresentar a característica, a maneira que se fazia chegar o produto, o alimento nas nossas propriedades rurais”, disse o governador Ronaldo Caiado.
Evento deve reunir 30 mil visitantes em Goiânia até domingo e celebra a criação de muares com exposições, premiações e shows
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou na noite desta quarta-feira (26) da abertura oficial do 2º Encontro de Comitivas de Goiás, no Parque de Exposições Agropecuária de Goiânia. O evento, que reúne cerca de 100 comitivas de diferentes regiões do Brasil e até do exterior, segue até domingo (30) com programação voltada à valorização da cultura sertaneja e da criação de muares — animais híbridos, como mulas e burros, conhecidos por sua resistência e inteligência.
Durante o discurso de abertura, Caiado destacou o caráter tradicional da festa, que, segundo ele, já se consolida no calendário cultural do estado. “Passou a fazer parte do calendário brasileiro. A proporção vai ser cada dia maior, com comitivas de todos os lados. Temos um ambiente que recebe bem a todos, com estrutura para as competições”, afirmou o governador. Ele também reiterou o apoio do governo estadual à realização do encontro, que movimenta a economia local e fomenta o turismo rural.
A estrutura montada no parque abriga apresentações culturais, julgamentos técnicos de animais, competições e shows musicais, incluindo apresentações de Almir Pessoa, Boiadeiro & Cuiabano e Arthur Guiliane. Estão previstas ainda provas de morfologia, marcha, rédeas e tambor, com direito a troféus, homenagens e premiações em dinheiro para os participantes.
Apaixonado declarado por muares, Caiado afirmou que a realização do evento contribui para preservar uma parte importante da identidade rural do estado. “Este evento nos aproxima das nossas tradições. E quero preservar isso em Goiás. Apresentar a característica, a maneira que se fazia chegar o produto, o alimento nas nossas propriedades rurais”, disse. Ele também destacou a capacidade dos muares de suportar o clima adverso do Centro-Oeste. “Eles têm resistência ímpar, que suporta dificuldades e intempéries.”
A expectativa é de que o encontro receba mais de 30 mil pessoas ao longo dos cinco dias, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABC Muares), que organiza o evento. “Essa festa está acontecendo graças ao governo que temos presente e aos nossos amigos que não medem esforços para estar aqui”, declarou o presidente da entidade, Waldjan Terêncio.
Presente à cerimônia, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) ressaltou a relevância dos muares para o agronegócio. “É uma alegria receber todas essas comitivas aqui em Goiânia. Mostra a importância desse segmento. E por parte do Estado, vocês têm todo nosso apoio”, afirmou, ao lembrar o papel dos animais na lida com o gado e em trilhas em áreas rurais.
O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques, também elogiou a iniciativa e agradeceu o empenho do governo estadual. “São 100 comitivas que se esforçaram para vir de longe, para estar presente aqui e valorizando esse evento, que é um resgate da nossa cultura, da nossa tradição das comitivas”, afirmou.
Segundo estimativas do setor, há mais de 50 mil muares registrados e não registrados no Brasil, com exemplares voltados ao uso recreativo podendo alcançar valores de até R$ 300 mil.