“O propósito do Painel Vida no Trânsito (PVT) é subsidiar ações para diminuir a morbimortalidade no trânsito, incentivar a segurança e a prudência nas vias, com base em evidências científicas e estudos epidemiológicos. A SMS coleta os dados, faz a análise, alimenta e disponibiliza o painel, fazendo esse importante alerta a todos os goianienses”, afirma a médica Marta Alves, da Gerência de Vigilância à Violência e Acidentes da SMS.
O levantamento reúne informações sobre ocorrências fatais dentro do perímetro urbano da capital goiana.
Goiânia registrou 205 mortes em decorrência de acidentes de trânsito ao longo de 2024, conforme dados do Painel Vida no Trânsito (PVT), divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com o PVT, a maior parte das vítimas era do sexo masculino, representando 84,9% dos casos (174 óbitos), enquanto mulheres correspondem a 15,1% (31 mortes). A categoria mais afetada foi a de motociclistas, com 128 vítimas fatais, seguida por pedestres, com 47 mortes.
O levantamento também revela que quase metade das vítimas — 48,8% — morreu no local do acidente, sem chegar a receber atendimento em unidade de saúde.
A faixa etária mais impactada foi a de jovens adultos entre 20 e 39 anos, que concentrou 87 das mortes registradas. Quando analisado o estado civil, a maior parte das vítimas era solteira ou sem registro de união estável, somando 107 casos.
Entre as vias com maior número de ocorrências fatais, destacam-se a BR-153, a Avenida Perimetral Norte e a GO-070.
Veja também: BR-153 lidera ranking de rodovias com maior número de acidentes
Ferramenta interativa
O Painel Vida no Trânsito é uma plataforma de acesso público que visa oferecer uma visão ampla e interativa sobre a mortalidade no trânsito. Desenvolvido inicialmente pelo Ministério da Saúde em 2010, o sistema foi adotado como política pública nacional em 2012, passando a ser utilizado por todas as capitais com mais de 1 milhão de habitantes.
Em Goiânia, o painel é alimentado pela SMS com dados provenientes de diversos órgãos, incluindo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), a Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), a Secretaria da Segurança Pública e Justiça, além das polícias rodoviárias estadual e federal e a Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).
A médica Marta Alves, da Gerência de Vigilância à Violência e Acidentes da SMS, destaca o papel estratégico da ferramenta: “O propósito do Painel Vida no Trânsito (PVT) é subsidiar ações para diminuir a morbimortalidade no trânsito, incentivar a segurança e a prudência nas vias, com base em evidências científicas e estudos epidemiológicos. A SMS coleta os dados, faz a análise, alimenta e disponibiliza o painel, fazendo esse importante alerta a todos os goianienses”, afirma.
O painel pode ser acessado gratuitamente por meio do link: Painel Vida no Trânsito – Goiânia.