Cerimônia de boas-vindas com autoridades japonesas está marcada para segunda-feira (24), às 21h20 de Brasília (9h20 de terça-feira no Japão)
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, aterrissou em Tóquio às 22h02 deste domingo (23), horário de Brasília (10h02 de segunda-feira, 24, no horário japonês), informou a assessoria do governo brasileiro.
Integram a delegação presidencial os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Acompanham também Lula os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além dos ex-presidentes das duas casas legislativas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
Entre os principais objetivos da visita estão a ampliação do comércio bilateral e a busca por alternativas diante das restrições comerciais impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Neste sentido, Lula pretende aumentar as exportações brasileiras de carne bovina ao mercado japonês e acelerar as negociações para um acordo entre Japão e Mercosul.
Após desembarcar em Tóquio, Lula seguiu para o local de hospedagem por volta das 23h no horário brasileiro (11h no horário local). Nesta segunda-feira, 24, às 21h20 (9h20 da manhã de terça-feira no Japão), o presidente participará de uma cerimônia oficial de boas-vindas no Palácio Imperial, seguida por um encontro com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako às 21h35 (9h35 no Japão). Posteriormente, Lula participará de um jantar oficial no mesmo local.
Durante a estadia, o presidente também discursará em um fórum empresarial com líderes corporativos brasileiros e japoneses, marcado para o dia 26 de março. No dia seguinte, 27 de março, a comitiva brasileira seguirá viagem rumo ao Vietnã.