“O avanço da dengue só pode ser contido com o compromisso de toda a população. Nós pedimos que cada pessoa tire 10 minutos semanalmente para fazer uma avaliação minuciosa do imóvel onde mora e eliminar todas as fontes de água parada”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer
A capital goiana contabilizou, até a 11ª semana epidemiológica de 2025, um total de 5.712 casos confirmados de dengue.
Os dados constam no boletim divulgado nesta quinta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apontam também 291 ocorrências com sinais de alarme e 22 classificadas como forma grave da doença. Até o momento, não há óbitos confirmados, mas 15 mortes seguem em investigação.
Apesar do avanço, o cenário atual é menos crítico do que o registrado no mesmo período de 2024, quando Goiânia já acumulava 7.710 infecções e duas mortes confirmadas pela doença.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância do engajamento coletivo para conter o avanço da dengue. “O avanço da dengue só pode ser contido com o compromisso de toda a população. Nós pedimos que cada pessoa tire 10 minutos semanalmente para fazer uma avaliação minuciosa do imóvel onde mora e eliminar todas as fontes de água parada”, afirmou.
Segundo Pellizzer, a gestão municipal tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor, com visita de agentes de endemias a mais de 90% das residências, manutenção de armadilhas, ampliação da limpeza urbana e reforço no atendimento da rede pública.
“A prefeitura tem feito sua parte, com a visita de agentes de combates a endemias a mais de 90% dos imóveis residenciais da cidade, manutenção de armadilhas para combate ao mosquito, intensificação da limpeza de áreas urbanas e estruturação da rede de saúde para atendimento aos pacientes”, afirma Luiz Pellizzer. “É preciso o envolvimento e a responsabilidade de cada cidadão, porque sabemos que a forma mais eficaz de luta contra a doença é com ações de prevenção da própria comunidade”, completa.
Medidas de prevenção
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Entre as medidas recomendadas estão: manter limpas e cobertas as caixas d’água, limpar calhas e lajes, tampar tonéis e barris, e eliminar objetos que acumulem água, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Flávio Toledo, alerta para a atenção a itens aparentemente inofensivos que podem se tornar criadouros.
“Quando falamos em água parada, é preciso que a população tenha atenção a objetos que podem estar espalhados pelo quintal, como pneus, garrafas, baldes, lixeiras e a água acumulada embaixo dos vasos de plantas, além do cuidado com calhas e telhas, que podem acumular água na laje ou na parte superior da residência”, frisou.
O uso de repelente e a instalação de telas de proteção em janelas e ralos também são medidas indicadas para evitar picadas do mosquito.
Vacinação
A vacina contra a dengue está sendo disponibilizada gratuitamente em diversas unidades da rede municipal. Podem ser vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária contemplada pelo Ministério da Saúde na atual campanha.
Em Goiânia, os locais de vacinação incluem:
-
CS Vila Boa
-
CIAMS Urias Magalhães
-
CSF São Judas Tadeu
-
CSF Guanabara I
-
CS Cândida de Morais
-
CSF Jardim Primavera
-
CSF São Carlos
-
CS Chácara do Governador
-
CS Jardim Novo Mundo
-
CSF Riviera
-
CSF Parque Ateneu
-
CSF Recanto das Minas Gerais
-
CSF Ville de France
-
CS Goiá
-
CSF Eldorado Oeste
-
CSF Jardim Cerrado IV
-
CSF São Francisco
-
CSF Vera Cruz II
-
CS Cidade Jardim
-
CS Esplanada dos Anicuns
-
CSF Vila Santa Helena
-
Faculdade de Nutrição – UFG
A lista completa e atualizada pode ser consultada no site da Prefeitura de Goiânia.