Casa Empreendedor
“A Casa do Empreendedor mostra a nossa disposição de fazer um investimento forte para fortalecer a indústria, o comércio, o turismo e a agricultura. Essa parceria vem forte para tornarmos Goiânia cada vez mais produtiva”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Localizado no Paço Municipal, o espaço oferecerá uma variedade de serviços, tanto por parte dos órgãos públicos quanto do Sebrae, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo na capital.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inaugurou nesta quarta-feira (19) a Casa do Empreendedor, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com o Sebrae Goiás para atender microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Durante a inauguração, Mabel ressaltou a importância do projeto para a economia local. “A Casa do Empreendedor mostra a nossa disposição de fazer um investimento forte para fortalecer a indústria, o comércio, o turismo e a agricultura. Essa parceria vem forte para tornarmos Goiânia cada vez mais produtiva”, afirmou o prefeito.
O espaço foi concebido para facilitar a rotina dos empreendedores, promovendo acesso simplificado a serviços essenciais. “Já temos a Licença Fácil e queremos que as pessoas não tenham de vir à prefeitura. Hoje você não vai mais ao banco, você faz tudo pela internet. Aqui também deve ser da mesma forma, principalmente quando se trata de empreendedor”, destacou Mabel. Ele acrescentou que a unidade oferecerá orientações, emissão de certidões, licenciamentos e cursos ministrados pelo Sebrae.
Polos de desenvolvimento descentralizados
Durante o evento, o prefeito também anunciou a criação de polos de desenvolvimento em diferentes regiões de Goiânia, com a intenção de aproximar as oportunidades de trabalho dos moradores. “Vamos descentralizar para que as pessoas que moram em determinados bairros possam ter o trabalho mais próximo”, afirmou, mencionando setores como Vera Cruz e Jardins do Cerrado. Segundo ele, a ideia é reduzir a necessidade de deslocamentos diários para o centro da cidade ou para polos industriais distantes. A parceria com o Sebrae Goiás e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo, Serviços e Agricultura (Sedicas) será essencial para o sucesso da iniciativa.
O titular da Sedicas, Diogo Franco, enfatizou a relevância da Feira do Empreendedor, que acontece no Paço Municipal até sexta-feira (21), como símbolo da parceria entre a Prefeitura e o setor produtivo. “É a parceria com quem produz renda, com quem quer trabalhar, com quem quer desenvolver. Eu quero agradecer imensamente ao meu prefeito, Sandro Mabel, porque, desde outrora, quando fui secretário, sempre tive o sonho de implementar essa Casa do Empreendedor”, declarou.
Franco também destacou a mudança de postura da administração municipal em relação ao empreendedorismo. “A prefeitura outrora era inimiga, perseguia aquele que queria trabalhar, agora nós quebramos esse paradigma. E está aqui, no coração da prefeitura, assim como no nosso coração, assim como no coração do prefeito Sandro, a vontade de fazer a nossa cidade desenvolver e entregar para os goianienses a melhor cidade do país para se viver”, disse.
Expansão e novas unidades
Para Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae Goiás, a inauguração da Casa do Empreendedor representa “um grande marco” para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade. Ele revelou planos de expansão do projeto. “A Casa do Empreendedor inicia uma grande parceria. Para nós, o mais importante, o mais emblemático, é o que isso vai gerar depois. Essa é a primeira de muitas casas”, afirmou, mencionando a intenção de abrir novas unidades na Região Noroeste e na Rua 44, importante polo comercial da capital.
Representando a Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Igor Franco enfatizou a relevância da Casa do Empreendedor para pequenos empresários. “Sabemos a dificuldade que é empreender. Sabemos a dificuldade que é iniciar alguma coisa. E agora a prefeitura dá todo o respaldo, totalmente gratuito, para quem quer empreender”, disse. Ele ressaltou que a unidade oferecerá serviços como abertura de CNPJ e consultoria para obtenção de financiamento e fomento empresarial.
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, elogiou a articulação da Sedicas para firmar parcerias com entidades empresariais. “O Diogo tem feito isso com muita eficiência, buscando cada uma das entidades, firmando parcerias e estabelecendo, em poucos dias, essa primeira Casa do Empreendedor em conjunto com o Sebrae”, declarou. Segundo Rocha, Goiânia era a única capital do país sem um espaço como esse, e a expectativa é de que a cidade se torne referência na iniciativa. “Em breve queremos ser a capital com mais Casas do Empreendedor”, projetou.
Ao comentar sobre o ritmo da nova administração municipal, Rocha destacou a dedicação de Sandro Mabel. “Sabemos dos desafios do prefeito. Aliás, se vocês acham que esse ritmo dele vai terminar depois de 100 dias, eu o conheço por experiência própria. Vai dobrar a aposta e colocar um ritmo ainda maior”, afirmou.