Cavalos de Abatedouro
Os animais estavam confinados em condições insalubres e seriam utilizados para a produção de hambúrgueres.
O cantor sertanejo Zezé Di Camargo decidiu adotar os cavalos resgatados de um abatedouro clandestino localizado em Anápolis, Goiás. Os animais, que seriam abatidos para a fabricação de hambúrgueres, foram encontrados pela Polícia Militar em um galpão industrial na última semana. Agora, eles serão encaminhados para a fazenda É o Amor, de propriedade do artista, no interior do estado.
A influenciadora digital Graciele Lacerda, esposa do cantor, informou na última quarta-feira (13) que os equinos passarão por exames veterinários antes de serem transferidos para a fazenda. Muitos dos animais estão debilitados e apresentam ferimentos pelo corpo.
“Estão fazendo alguns exames e acreditam que até quarta-feira acabam todos os exames. Assim que eles estiverem liberados, eles precisam estar liberados pelos veterinários, vamos encontrar um jeito de trazer para cá. Semana que vem eles devem ter chegado aqui”, afirmou Graciele.
A Polícia Militar de Goiás localizou o abatedouro clandestino no último domingo (9), após uma denúncia anônima. Moradores da região relataram um forte odor e a presença de urubus no local, o que levantou suspeitas sobre as atividades realizadas ali.
Durante a ação, a Polícia Civil encontrou aproximadamente 700 quilos de carne imprópria para consumo, que seriam comercializados no comércio local. O espaço continha indícios de abate ilegal, como luvas, botas, baldes, além de restos de animais queimados e um amontoado de vísceras e couros.
Ao todo, 40 cavalos foram resgatados em condições precárias, sem acesso a água e alimento, além de apresentarem sinais de desnutrição e ferimentos.
Até que estejam aptos a serem transferidos para a fazenda de Zezé Di Camargo, os animais permanecerão sob os cuidados da Prefeitura de Anápolis. O caso também levanta um alerta sobre o abate clandestino no Brasil, problema recorrente que compromete a saúde pública e o bem-estar animal.