Saúde – Uti
“Durante o Carnaval, tivemos um aumento expressivo na demanda e, rapidamente, buscamos soluções. Conversei com o secretário Luiz Pellizzer e viemos à Santa Casa, que prontamente atendeu ao nosso pedido. Esses 10 leitos adicionais proporcionarão mais segurança à população e contribuirão para uma melhor organização da rede de saúde”, afirmou Mabel.
O prefeito Sandro Mabel visitou a unidade nesta quinta-feira (13/3) para acompanhar a ativação dos leitos e inspecionar as instalações destinadas aos pacientes.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), colocou em funcionamento nesta quinta-feira (13/3) dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contratados na Santa Casa de Misericórdia. A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e evitar a sobrecarga na rede pública de saúde.
O prefeito Sandro Mabel esteve na unidade para acompanhar a ativação dos leitos e verificar as condições estruturais destinadas aos pacientes que necessitam de terapia intensiva. Atualmente, a Santa Casa já disponibiliza outros 30 leitos regulados pelo município.
Os novos leitos, voltados para pacientes adultos, foram contratados com valores reduzidos, considerando a situação financeira da cidade. Durante a visita, o prefeito agradeceu à superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro, destacando a parceria e a celeridade na viabilização da estrutura.
Sandro Mabel reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir a disponibilidade de leitos de UTI na capital. “Durante o Carnaval, tivemos um aumento expressivo na demanda e, rapidamente, buscamos soluções. Conversei com o secretário Luiz Pellizzer e viemos à Santa Casa, que prontamente atendeu ao nosso pedido. Esses 10 leitos adicionais proporcionarão mais segurança à população e contribuirão para uma melhor organização da rede de saúde”, afirmou.
A superintendente-geral da Santa Casa ressaltou a importância da iniciativa e elogiou a postura do prefeito em relação à responsabilidade financeira com a unidade hospitalar. “O prefeito está de parabéns. Essa agilidade na tomada de decisão faz toda a diferença. Nós, profissionais de saúde, precisamos dessa rapidez, e essa parceria certamente ajudará a salvar vidas”, enfatizou Irani Ribeiro.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, também destacou a necessidade de expandir a oferta de leitos para assegurar um atendimento adequado à população.“Na pandemia, chegamos a contar com 300 leitos de UTI, mas, por diversos fatores, muitos foram desativados. Agora, retomamos essa estrutura para manter um atendimento adequado e sustentável no médio e longo prazo”, pontuou.
Além da ampliação dos leitos na Santa Casa, a Prefeitura de Goiânia também garantiu a ativação de 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital das Clínicas e assegurou a manutenção de quatro leitos infantis no Instituto Goiano de Pediatria (Igope), evitando a suspensão de atendimentos decorrente de débitos herdados da gestão anterior.