Goiânia, Cidade Limpa
“Temos um exército de 115 mil crianças para ajudar a manter nossa cidade limpa”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Iniciativa promove educação ambiental e conscientização sobre preservação do meio ambiente na rede municipal de ensino.
Com o objetivo de estimular a consciência ambiental entre os estudantes, a Prefeitura de Goiânia lançou o projeto Goiânia Cidade Limpa – Educação em Ação. A iniciativa busca envolver diretamente as 115 mil crianças e adolescentes das 381 escolas da Rede Municipal de Ensino em atividades educativas voltadas para a preservação ambiental e a manutenção da limpeza urbana.
Criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), o projeto tem como foco a integração de práticas sustentáveis à rotina dos estudantes. “Temos um exército de 115 mil crianças para ajudar a manter nossa cidade limpa”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, envolver os jovens é estratégico para a mudança de comportamento. “Envolver as crianças é o melhor caminho para fazer dar certo. Elas serão os nossos agentes de mudança. Temos que ter essa cultura de manter tudo organizado, sem jogar lixo no chão e, ao absorver essa ideia, a criança também mobiliza a família e vizinhos, numa enorme corrente para manter a cidade limpa”, destacou.
O lançamento oficial do projeto ocorreu em 12 de fevereiro, com uma ação simbólica na Vila Ambiental do Parque Areião. Na ocasião, o prefeito e um grupo de 100 estudantes percorreram trilhas recolhendo lixo, garrafas PET e entulhos encontrados pelo caminho. “A natureza agradece. Se esse material não for recolhido, vai cair nos nossos mananciais, vai entupir o sistema de drenagem”, alertou Mabel.
Ao longo do ano letivo, os estudantes das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) participarão de atividades didáticas sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de resíduos e aprenderão sobre o conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Campanhas educativas serão promovidas como parte do projeto para reforçar a importância da responsabilidade ambiental e do compromisso coletivo com a limpeza urbana.