Modernização do Serra Dourada
“Em breve nós retornaremos aqui para entregar à população de Goiás um complexo esportivo arrojado, com uma arena moderna, que irá acolher bem os goianos e que vai potencializar o desenvolvimento desta região, de Goiânia e do Estado. Não há melhor presente do que esse”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela.
Segundo ele, a revitalização do estádio não apenas devolverá seu protagonismo no cenário esportivo nacional, mas também poderá torná-lo uma referência internacional para grandes eventos.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, celebrou nesta segunda-feira (10) o cinquentenário do Estádio Serra Dourada e enfatizou a importância do projeto de modernização do complexo esportivo.
“A modernização do Serra Dourada é o melhor presente que o Governo Estadual poderia dar a este estádio”, afirmou Vilela durante a cerimônia comemorativa. O evento marcou meio século desde a inauguração do estádio, ocorrida em 9 de março de 1975, durante a gestão do então governador Leonino Caiado.
Durante a solenidade, o vice-governador destacou que as melhorias previstas para o complexo esportivo garantirão um espaço moderno e multifuncional, ampliando seu impacto no desenvolvimento de Goiânia e de todo o estado de Goiás. “Em breve nós retornaremos aqui para entregar à população de Goiás um complexo esportivo arrojado, com uma arena moderna, que irá acolher bem os goianos e que vai potencializar o desenvolvimento desta região, de Goiânia e do Estado. Não há melhor presente do que esse”, afirmou o vice-governador.
Na ocasião, também foi lançado um livro fotográfico sobre a história do Serra Dourada, editado pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), e apresentado o troféu que será entregue ao campeão do Campeonato Goiano de 2024 – uma réplica do estádio.
Concessão e investimentos
Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo processo de concessão do Serra Dourada, Daniel Vilela lembrou que a gestão do complexo esportivo foi repassada à iniciativa privada por um período de 35 anos. O leilão, realizado em 4 de fevereiro deste ano, foi vencido pela construtora Construcap, que deverá investir R$ 215 milhões na reforma e modernização do Distrito Esportivo e de Entretenimento Complexo Dourada, que inclui, além do estádio, o Goiânia Arena e outras áreas do entorno.
Vilela também compartilhou sua relação pessoal com o Serra Dourada, recordando os momentos vividos no estádio desde a infância. “Tenho uma relação histórica com este local. Comecei a frequentá-lo desde criança, com meu pai, e tive a sorte de jogar neste gramado como atleta profissional”, disse. “O governador Ronaldo Caiado, que sabe da importância deste estádio para os goianos, nos deu a oportunidade de estar à frente daquele Grupo de Trabalho. Estou muito entusiasmado e convicto de que este gigante do futebol, após revitalizado, vai levar o nome do nosso Estado para o mundo inteiro”, concluiu.
Memórias e homenagens
A cerimônia também foi marcada por momentos de nostalgia, com a presença de ex-jogadores, técnicos e profissionais que fizeram história no futebol goiano. Entre os homenageados estavam Alex Dias, ex-atacante do Goiás e do Paris Saint-Germain (França); Sebastião Macalé, ex-zagueiro da década de 1960 e atual advogado; e Paulo Gonçalves, de 88 anos, ex-técnico de vários clubes de Goiás e da Seleção Brasileira Feminina.
Vilela ainda prestou reconhecimento ao ex-governador Leonino Caiado, idealizador do Serra Dourada, e ao engenheiro Lamartine Reginaldo, responsável pela construção do estádio. Ambos participaram da solenidade. “Meu reconhecimento e meus parabéns aos dois por esta obra magistral e extraordinária. Os senhores foram visionários”, declarou o vice-governador.
Encerrando a comemoração, Daniel Vilela participou de um jogo amistoso com ex-atletas, reforçando sua conexão com a história do estádio e seu compromisso com o futuro do complexo esportivo.