Iniciativa promove socialização e incentiva a economia criativa entre pensionistas.
A Prefeitura de Goiânia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev), promoverá, no próximo dia 7 de março, a Feira das Aposentadas, evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa será realizada na sede do instituto, localizada na Avenida B, 155, Setor Oeste.
A feira tem como principal objetivo estimular a socialização e fortalecer a economia criativa entre as pensionistas do instituto. Durante o evento, estarão à venda diversos produtos, como alimentos, itens naturais, semijoias, artesanato, roupas e outros artigos variados. Criada em 2019 pela Junta Médica do GoiâniaPrev, a iniciativa ocorre mensalmente e tem como foco a conscientização e a prevenção em diferentes temas relacionados às aposentadas e pensionistas. Neste mês, a campanha abordará a violência contra a mulher, um tema que ganhou relevância a partir do final do século XIX, na Inglaterra, e que atualmente segue como pauta prioritária de organizações de defesa dos direitos civis.
Como parte da programação, no dia 10 de março, as aposentadas e pensionistas do GoiâniaPrev participarão de uma palestra ministrada pela doutora Cristina Lopes, fisioterapeuta e personalidade reconhecida na luta contra a violência contra as mulheres.
Natural do Paraná, Cristina Lopes enfrentou um episódio grave de violência doméstica em 1986, quando sofreu queimaduras em 85% do corpo após ser agredida pelo parceiro com fogo. Depois de receber atendimento especializado no Hospital de Queimaduras de Goiânia, sobreviveu e tornou-se uma referência na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência, atuando ativamente na conscientização e no apoio às sobreviventes.