“É uma festa que representa muito a cultura goiana. Uma festa solidária, que tem a participação de toda a comunidade, que faz tudo com muito carinho e com muita competência”, destacou o governador Caiado.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, estiveram em Jesúpolis, ontem, sexta-feira (28), para prestigiar a 15ª edição da tradicional Pamonhada do município. O evento, que é um dos mais representativos do calendário cultural e turístico do estado, reuniu moradores e voluntários em uma grande celebração comunitária.
Ao longo do dia, foram produzidas mais de 30 mil pamonhas na Praça de Eventos do Ipê. O milho utilizado foi cultivado exclusivamente para a festividade, reforçando a importância agrícola do grão na região.
“É uma festa que representa muito a cultura goiana. Uma festa solidária, que tem a participação de toda a comunidade, que faz tudo com muito carinho e com muita competência”, destacou o governador Caiado.
Jesúpolis, conhecida como a Capital Goiana da Pamonha, recebe anualmente visitantes de diversas partes do estado para a festividade. O evento não apenas celebra a tradição gastronômica, mas também ressalta a relevância econômica do milho para o setor agrícola local.

Mobilização da comunidade
Durante a pamonhada, moradores e voluntários se uniram para preparar o milho, descascando, limpando e processando mais de 200 mil espigas.
“A comunidade toda trabalha com o mesmo objetivo que é realizar a pamonhada. É um momento muito bom, de confraternização entre as pessoas”, afirmou Iramar Oliveira Araújo, moradora que há anos contribui para a realização do evento.
O governador também ressaltou o caráter solidário da iniciativa.“Nós temos aqui algo inédito, com a produção de mais de 30 mil pamonhas que são distribuídas gratuitamente. Você vê a participação de todo mundo nessa festa solidária, de forma voluntária, ninguém cobrou nada”, pontuou Caiado.

A primeira-dama Gracinha Caiado reforçou o significado do evento para a identidade do estado. “Este evento representa muito mais do que a produção de pamonhas. É um momento de união, solidariedade e celebração da nossa cultura goiana”, declarou.
Evento consolidado
A organização da pamonhada fica a cargo da Secretaria Municipal de Promoção Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Jesúpolis, comunidade local, servidores municipais e a Câmara de Vereadores.
As pamonhas produzidas são destinadas à alimentação escolar e compartilhadas gratuitamente entre os participantes da festividade, que atrai visitantes de diversas regiões.
O reconhecimento de Jesúpolis como a Capital Goiana da Pamonha foi oficializado em setembro de 2024, por meio da Lei nº 22.288, de autoria do deputado estadual Amilton Filho. “Isso tem nos ajudado a levar o nome de Jesúpolis Brasil afora e hoje tem pessoas de vários estados nos prestigiando nesse evento reconhecido nacionalmente”, celebrou o prefeito Adriano Peixoto.

(Todas as fotos são de Fotos: André Saddi e Hegon Corrêa)