“O investimento com maior capacidade de retorno que existe no mundo é a educação. E é o que fazemos no Estado desde o ensino fundamental, passando pelo médio, profissionalizante e superior”, destacou Caiado.
O Programa Universitário do Bem (ProBem) concedeu bolsas de estudo a quase 4 mil estudantes no processo seletivo do primeiro semestre de 2025.
A formalização dos novos beneficiários foi realizada nesta quarta-feira (26/2) pelo governador Ronaldo Caiado, durante cerimônia no Centro de Convenções de Goiânia.
“O investimento com maior capacidade de retorno que existe no mundo é a educação. E é o que fazemos no Estado desde o ensino fundamental, passando pelo médio, profissionalizante e superior”, destacou Caiado.
Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador deu boas-vindas aos novos universitários e ressaltou o alcance do programa.
“Dos 246 municípios goianos, tem representantes de 241 sendo beneficiados com a bolsa atualmente. É a certeza de que, cada vez mais, a qualidade de vida está chegando ao interior”, afirmou.
Para 2025, o governo de Goiás destinará R$ 173,4 milhões ao programa.
Expansão e impacto social
Com a inclusão dos novos bolsistas, o ProBem ultrapassa a marca de 50 mil estudantes beneficiados desde 2019.
“Com a inclusão dessa turma, ultrapassamos a impressionante marca de 50 mil beneficiados desde 2019. Não são apenas diplomas, mas histórias de superação, sonhos que se tornam realidade e, principalmente, famílias que veem em seus filhos a chance de um futuro melhor”, pontuou Gracinha Caiado.
A primeira-dama reforçou que o programa vai além da concessão de bolsas, representando uma política pública estruturada que tem transformado a educação superior no Estado. “O ProBem representa muito mais que um programa que concede bolsas universitárias. Estamos falando de uma política pública eficiente e estruturada que vem mudando o cenário da educação do Estado”.

Oportunidade e inclusão
Sob gestão da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o ProBem proporciona a jovens em situação de vulnerabilidade social o acesso ao ensino superior. O programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior (IES) credenciadas, sejam elas públicas não gratuitas ou privadas, distribuídas por todo o Estado.
Maria Silva, moradora de Trindade, foi contemplada com a bolsa integral em 2024 e atualmente cursa o segundo período de Enfermagem. Durante a solenidade, ela compartilhou sua experiência e incentivou os novos estudantes.
“É a oportunidade que precisava para realizar meus sonhos e garantir o futuro. Meu desejo é terminar a faculdade, trabalhar na área e incentivar outras pessoas a estudar também. O governo me mudou por completo. Como mãe, estudante e profissional que serei em breve”, relatou. Maria também foi beneficiária do programa Meninas de Luz, voltado para gestantes adolescentes.

No processo seletivo 2025/1, foram selecionados 3.828 estudantes para 105 cursos diferentes. Destes, mil receberam bolsas integrais e os demais foram contemplados com bolsas parciais.
Avanços e credibilidade
A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, destacou a evolução do ProBem nos últimos anos.
“É um programa que gera impacto na vida do estudante e de toda sua família, pois ajuda a melhorar a renda e abre novas perspectivas para milhares de pessoas. Hoje, temos um processo seletivo justo, o valor das bolsas aumentou e passamos a investir na formação humana e profissional dos estudantes”, afirmou.
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou a necessidade de ajustes financeiros feitos pelo governo estadual para garantir a continuidade do programa.
“Muitos alunos chegavam à faculdade e não podiam mais assistir aula porque o governo estava inadimplente com a instituição. Caiado negociou o pagamento parcelado e iniciou um novo sistema. Acabou o problema e, hoje, temos um programa com credibilidade”, afirmou.
Critérios de participação
Para se candidatar ao ProBem, o universitário deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, residir em Goiás e estar matriculado em uma IES credenciada. Com a nova inclusão, o programa chega a 50.239 bolsistas desde 2019 e um investimento acumulado de mais de R$ 575 milhões.
Além da bolsa de estudos, o ProBem oferece estágios, cursos de capacitação e participação em projetos sociais, além de conectar os estudantes ao mercado de trabalho por meio do Banco de Oportunidades, uma ferramenta criada para impulsionar o desenvolvimento profissional dos beneficiários.