Antes aplaudiam seus carros; agora, consumidores protestam contra o CEO
Há cerca de uma década, Tom Blackburn adquiriu um Tesla Model S como parte de um compromisso com a sustentabilidade, que incluía a instalação de painéis solares em sua residência na Virgínia. Hoje, aos 76 anos, ele se preocupa com a imagem que seu carro transmite: um possível endosso ao CEO da Tesla, Elon Musk, cuja postura política tem gerado controvésias.
Musk, que se tornou uma das figuras mais influentes da direita nos Estados Unidos, tem promovido teorias da conspiração e se alinhado ao governo do ex-presidente Donald Trump. Como resposta, alguns proprietários da marca passaram a demonstrar descontentamento. Blackburn, por exemplo, colou um adesivo em seu veículo que diz: “Comprei isso antes de saber que ele era louco”.
A rejeição a Musk também motivou Andrew Loewinger, de 71 anos, a vender seu Model S em novembro. “Depois que vendi o carro, recebi uma pesquisa de satisfação da Tesla e escrevi que Musk prejudicou irreparavelmente a marca. Não me associarei a ela novamente”, afirmou.
Impacto político e protestos
Em Washington, região majoritariamente democrata, alguns donos de Tesla estão lidando com o desconforto de possuir um carro vinculado a um CEO que se tornou um dos principais financiadores da campanha republicana. Musk investiu ao menos US$ 288 milhões na eleição de Trump e em outros candidatos do partido, tornando-se o maior doador do pleito de 2024.
Agora, no comando do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), Musk tem promovido cortes na força de trabalho federal, eliminado programas de diversidade e encerrado contratos com prestadores de serviço do governo. Essas medidas geraram manifestações frequentes contra o Doge e piquetes em concessionárias da Tesla na região de Washington, incluindo Georgetown e Arlington.
Durante um protesto em Georgetown, manifestantes exibiram cartazes com frases como “Ninguém votou em Musk” e “Musk roubando a América”. Na calçada, uma mensagem escrita com giz perguntava: “Você quer um swasticarro?”.
A marca versus o CEO
Diante do impasse, os proprietários de Tesla se dividem entre aqueles que dissociam a empresa de Musk e os que jamais comprariam um carro da marca novamente. Chris Terrell, de 58 anos, que possui um Model 3, é um dos que veem Tesla e Musk como entidades separadas. “A Tesla tem 120 mil funcionários que fazem ótimos carros. O problema é Musk, não a Tesla”, argumentou.
Por outro lado, Jessica Caldwell, analista do site automotivo Edmunds.com, destaca que muitos consumidores não conseguem separar a imagem do CEO da empresa. “Se Musk renunciasse amanhã, o sentimento anti-Tesla desapareceria da noite para o dia”, avalia.
Tesla segue como líder, mas enfrenta desafios
Apesar das críticas, a Tesla ainda domina o mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos. Em Washington, a marca representa mais da metade dos 9.045 carros elétricos registrados na capital. Em Maryland, são 54.290 Teslas, cerca de 42% da frota de veículos elétricos e híbridos no estado.
Entretanto, a montadora registrou sua primeira queda anual nas entregas em mais de uma década, com uma redução de 1% em 2024. Paralelamente, as ações da empresa despencaram, caindo de um pico de US$ 479,86 em dezembro para menos de US$ 303 no final de janeiro.
Musk, por sua vez, minimiza as críticas e afirma que sua influência se reflete nos 127 milhões de seguidores que possui na rede social X. “Eu posso não ser popular com algumas pessoas, mas a maioria me apoia”, declarou em uma teleconferência de resultados.
No entanto, uma pesquisa Washington Post-Ipsos revelou que 85% dos democratas desaprovam sua atuação no governo federal. A insatisfação também impulsionou um novo nicho de mercado: adesivos de para-choque com frases como “Comprei antes de saber que Elon era louco” estão vendendo centenas de unidades diárias no Etsy.
Para muitos ex-adeptos da Tesla, a revolta contra Musk se tornou irreversível. “Ele arruinou isso para nós”, lamenta Jillian Rebraca, de 33 anos, que já teve orgulho de possuir um Model 3, mas hoje evita exibir seu veículo em público.