Durante um evento oficial realizado nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, demonstrou emoção ao falar sobre o estado de saúde do Papa Francisco.
Segundo informações repassadas pelo secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, o líder religioso segue em estado grave.
“Ele me disse que houve uma melhora de saúde, como os boletins têm divulgado, mas que, de fato, é uma situação delicada. Sei que o mundo todo está em oração pelo Papa Francisco”, declarou a ministra durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Diante da gravidade do quadro clínico do pontífice, Nísia sugeriu um minuto de silêncio como forma de manifestação de respeito e solidariedade.
“Queria propor um minuto de silêncio porque o mundo todo está de oração e é uma forma de emanarmos àquele que nos ensina que nós todos somos irmãos”, reforçou.
A ministra também recordou sua visita ao Vaticano, ocorrida em outubro do ano passado, quando teve a oportunidade de se reunir com o Papa Francisco. Na ocasião, o pontífice demonstrou interesse nas políticas voltadas para a saúde indígena e em programas sociais promovidos pelo governo brasileiro.
O encontro com o secretário da CNBB foi parte das discussões sobre um programa de cuidados paliativos, que está em fase de estudo pelo Ministério da Saúde. O tema ganha relevância diante dos desafios enfrentados pelo sistema de saúde pública no atendimento a pacientes em situação crítica.